Óleo para motor – Dicas para escolher os melhores
Uma das maiores preocupações dos motoristas em relação aos cuidados com seu veículo está no óleo para motor. Trata-se de um fluido que precisa de cuidados constantes para não ultrapassar o tempo de uso que é baseado em seu prazo de validade e por quilômetros rodados com o veículo.
Se você sentiu que já é o momento adequado de trocar o óleo, confira nossas dicas para encontrar as melhores opções para seu veículo, garantindo sempre o melhor desempenho e, é claro: evitando gastos e imprevistos futuros.
Para que serve o óleo do motor do carro?
De modo geral, apesar de ser apenas um fluido, o óleo para o motor é fundamental para um carro funcionar corretamente. Entre suas funções, a principal é a de lubrificar as peças internas do motor, deixando-as sem atrito enquanto o motor estiver em funcionamento.
Além disso, o óleo serve também para auxiliar no controle de temperatura das peças internas do motor do carro, evitando superaquecimento. Por ser tão essencial para o funcionamento do motor e ficar em sua parte interna, o óleo para motor é comumente apelidado de “sangue” do veículo.
E não para por aí: esse fluido sanguíneo do carro também ajuda a manter o motor limpo, removendo os resíduos vindos da queima do combustível. Dessa forma, você ainda garante um melhor desempenho para seu veículo, o que é genial, não acha?
Outros benefícios do óleo são a redução de consumo de combustível e até mesmo um maior tempo de vida útil de todo o motor de veículo.
Com o óleo do motor em dia, você ainda conta com a vedação do motor, uma vez que ele atua contra a oxidação das peças, evitando o vazamento do fluido e a entrada de agentes externos dentro do motor.
Deu para ver que são muitos vantagens para apenas um simples fluido, não é mesmo? É exatamente por isso que você deve realizar sua troca de maneira assídua, evitando ao máximo atrasos e esquecimentos, combinado?
Leia também:
Quando trocar o fluido de freio? Conheça os sinais do seu carro!
Qual o tipo de óleo para cada motor?
Tendo em mente a importância do óleo para motor, é preciso contar com o fluido correto para seu carro, afinal, caso você use um óleo incorreto, além de perder todos os benefícios que citamos acima, você ainda pode trazer problemas para o motor de seu carro, contrariando completamente a intenção principal de cuidar do veículo.
Mas a Hipervarejo está aqui para te ajudar: separamos as informações corretas quanto ao óleo adequado para cada tipo de motor. Os óleos para motor são divididos em mineral, semissintético e sintético, cada qual com suas particularidades.
O óleo mineral é mais indicados para carros com motores antigos, possuindo o valor mais baixo, já o óleo sintético é o modelo mais atual e é direcionado aos carros modernos que trabalham com temperaturas mais altas. Sua vida útil também é maior dentre os três.
Além dos dois modelos, existe o semissintético, que basicamente é uma mistura das opções que citamos acima. Assim, seu desempenho e valores ficam em medidas intermediárias. A escolha entre eles deve ser pautada de acordo com o seu carro, ponderando o custo-benefício de cada um.
Qual é o melhor óleo para o motor?
Mas, além dessas três classificações, os óleos para motor também são divididos em categorias de acordo com o tipo de motor para o qual ele foi produzido. Sendo assim, existem opções 10W40, 15W30, 5W40, 20W50 entre outros. Mas o que isso significa?
Esse “W” posicionado entre os números significa “winter”, que em sua tradução literal do inglês, quer dizer inverno.
Os números antes do W mostram qual a viscosidade do óleo em baixas temperaturas quando o motor está desligado; enquanto os números após a letra revelam a viscosidade do óleo com o motor funcionando e trabalhando sob altas temperaturas, 100° especificamente.
Como trata-se de uma escolha muito específica, o melhor a se fazer é consultar o desempenho que o óleo anterior ofereceu ao veículo: se foi positivo, você pode adquirir o mesmo.
Mas a recomendação, em geral, é consultar o manual de instruções do veículo junto a um mecânico de confiança que irá oferecer as melhores opções a você.
E aí, quando foi a última vez que realizou a troca do óleo de seu carro? Além de ficar de olho na quilometragem e no prazo de validade do óleo, nossa dica é que você adote o hábito de, vez ou outra, verificar a vareta de nível de óleo de seu carro, assim você tem certeza de que tudo está certo, e caso não esteja, consegue resolver o problema o quanto antes.
O que você achou dessas dicas? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender os tipos e a importância do óleo de motor para seu veículo. Aproveite e confira também nosso post com um guia completo sobre fluidos do carro e tire suas dúvidas quanto a todos.
A Hipervarejo agradece sua leitura e esperamos vê-lo novamente por aqui em nossos próximos posts.
Até lá!
Publicar comentário