O que significa a luz da injeção acesa? Como resolver?

Publicado por Hipervarejo em

É fato que as luzes do painel de um carro são muito temidas por seus usuários. Afinal ninguém quer vê-las ascendendo e, quando acendem, o indício de que há alguma anormalidade acontecendo com o veículo é bem alto.

De qualquer forma, que bom que elas acendem, não? Imagine a trabalheira se todos os problemas com o veículo tivessem que ser descobertos manualmente.

Neste post, vamos explicar individualmente o que significa a luz da injeção eletrônica acesa. Assim, caso você esteja passando ou venha passar por essa situação, estará totalmente preparado e ciente do que deve ser feito.

Mãos manuseando partes mecânicas veiculares

O que é a injeção eletrônica?

O sistema de injeção eletrônica é uma parte do veículo que controla o funcionamento do motor com base em informações sobre o volume e tipo do combustível, a quantidade de oxigênio disponível e outros indicadores como pressão, umidade e temperatura.

Para identificar com precisão cada um desses fatores, existem diversos sensores no veículo que captam essas informações e as enviam à central do carro para que ela controle a quantidade de ar e combustível que é injetada, fazendo o carro andar.

Mas não é só isso: o sistema de injeção eletrônica é um grande atuante na redução dos gases poluentes e veio para substituir o carburador de carros antigos.

Atualmente, a injeção eletrônica é obrigatória em todos os veículos lançados aqui no Brasil e traz os benefícios de redução do consumo de combustível, controle dos gases emitidos e até mesmo o maior desempenho do veículo.

O que significa a luz da injeção acesa?

A luz da injeção eletrônica no painel pode ser identificada pelo desenho de um motor na cor amarela. Em alguns modelos de carros, ao invés de permanecer acesa, ela pode ficar piscando. Não se alarme, pois ambas representam o mesmo.

Ela deve acender toda vez que você ligar a chave de ignição, sinalizando que a luz está funcionando para o caso ela precise ser acesa. Portanto, antes de ligar o motor, a luz da injeção deve acender e isso é completamente normal.

Caso ela não acenda com a chave na ignição, pode ser que a luz do painel esteja queimada, sendo importante realizar seu reparo pois, caso ocorram problemas na injeção, não haverá como saber.

Mas, claro, se ela continuar acesa, significa que há um problema. De forma geral, isso costuma indicar um empecilho no sistema do controle da quantidade de ar e combustível que entra no sistema do veículo.

No entanto, para oferecer um diagnóstico preciso, é importante uma consulta de um profissional para averiguar o problema, uma vez que o sistema de injeção eletrônica é composto por muitas partes que atuam em conjunto.

A luz de injeção continuará acesa no painel e o motor funcionará em modo de emergência até que os devidos reparos sejam realizados.

Como resolver a luz da injeção acesa no painel?

O meio mais objetivo e seguro de fazer com que a luz da injeção se apague é levar o veículo a uma oficina especializada e contar com o apoio profissional.

Isso porque a luz da injeção acesa pode indicar danos nos componentes do sistema de alimentação do motor, nos bicos injetores, nas velas e cabos ou nas bobinas.

O problema também pode estar relacionado com o escapamento, a sonda lambda ou o catalisador. Em outros casos, pode ser que os sensores do veículo estejam apenas com mau contato.

Não há como diagnosticar precisamente cada caso em particular, por isso, a nossa principal recomendação sempre será contar com o apoio de um profissional para lidar com a questão.

Homem mecânico arrumando um carro

Posso andar com a luz da injeção acesa?

Se, atualmente, a luz da injeção está acesa em seu painel e está causando preocupações quanto a poder andar com o veículo neste estado, a resposta é sim, você pode.

No entanto, lembre-se de que o desempenho do veículo está mais baixo nesse estado e que o consumo será mais elevado, já que ele entrou em modo de emergência.

A gravidade é menos preocupante que em casos de problemas na bateria, na temperatura e no óleo do motor, por exemplo, que fazem até mesmo que você tenha que interromper sua rota.

Mas tome cuidado para não abusar: o veículo ativa esse sistema para que dê tempo de andar até uma oficina e realizar logo os devidos reparos.

Seguindo o bom e velho ditado de que é melhor prevenir do que remediar, quanto mais cedo você levar o carro para ser arrumado, menos problemas futuros irão incomodar você e seu veículo.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que tenha entendido melhor sobre o funcionamento da injeção eletrônica e sua alarmante luz acesa.

E, já que estamos falando deste assunto, que tal aproveitar para ler nosso post sobre os 4 itens da parte elétrica que devem ser revisados para ajudar a manter a saúde do carro em dia?

Agradecemos a leitura e esperamos vê-lo por aqui mais vezes acompanhando nossos conteúdos sobre veículos, cuidados e direção.

Até a próxima!

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.