Quando trocar o fluido de freio? Conheça os sinais do seu carro!

Publicado por Hipervarejo em

Uma coisa é certa, sempre que algo não vai bem com um veículo ele começa a apresentar sinais que indicam que tem algo errado acontecendo. Por isso é tão importante estar sempre atento e também realizar manutenções periódicas para aumentar a segurança, tanto o lado de dentro, quanto do lado de fora do carro. Alguns desses problemas podem acontecer por conta do prazo de validade dos componentes, mas como saber quando trocar o fluido do freio?

Assim como os alimentos, osdiversos componentes do veículo possuem um prazo de validade, como a bateria, os pneus e claro, o fluido de freio. Quando o prazo está chegando ao fim, o veículo começa a apresentar sinais.

Estar atento a esses sinais é uma maneira não só de aumentar a durabilidade e a vida útil do automóvel, como também de cuidar e preservar a saúde do motorista, dos passageiros e também de quem mais estiver no trânsito. Como o nome já diz, o fluido do freio está ligado ao sistema de frenagem do carro e quando chega o momento de trocar ele começa a não funcionar corretamente e a oferecer riscos para a segurança.

O momento certo de realizar a troca do fluido do freio pode variar de veículo para veículo, mas uma coisa é certa, deve ocorrer sempre entre 1 e 2 anos. Diferente de outros componentes que são substituídos de acordo com a quilometragem, para o fluído não importa se o automóvel rodou apenas 10 km ou 200 km, sempre terá que ser trocado no período entre 1 e 2 anos.

Além do fluido do freio, um automóvel também conta com outros tipo de fluidos e óleos para ter um bom funcionamento. Conheça um pouco mais sobre cada um lendo o nosso guia completo sobre fluido de carro. 

Se você nunca fez a troca, provavelmente esse momento já chegou! Para saber um pouco mais sobre quando trocar o fluído de freio e quais sinais o veículo apresenta quando a substituição precisa ser feita, continue a leitura.

O que é o fluido de freio?

O fluido de freio faz parte do sistema hidráulico de frenagem dos veículos. Ele atua junto com os discos e tambores do automóvel para levar a força que o motorista coloca no pedal até as pastilhas de freio e sapatas. Ou seja, ele é o grande responsável por garantir que o carro pare quando a frenagem acontece.

A qualidade do fluido está diretamente ligada com as suas características, que são o alto ponto de ebulição e também a baixa taxa de compressibilidade ou compressão. Quando o sistema de frenagem é ativado a temperatura se eleva e o fluido precisa trabalhar sem que perca suas condições originais e o seu volume.

É justamente essas temperaturas elevadas que acabam modificando as propriedades do fluido ao longo do uso, formando bolhas de ar que levantam fervura. Isso tem impacto direto na eficiência da frenagem que é perdida e acaba comprometendo a segurança do veículo. Tudo isso acontece por conta da umidade que é absorvida, já que o fluido de freio é higroscópico.

Quando o fluido começa a perder suas propriedade é porque ele está ficando com água e por isso acaba perdendo a viscosidade e ficando mais aguado, o que faz com que o ponto de ebulição tenha uma queda, assim como a sua eficácia.

Se quiser saber um pouco sobre como funciona o sistema de freio de um veículo, temos um conteúdo bem completo aqui no blog e que vai tirar todas as suas dúvidas.

pé no freio

Tipos de fluido de freio

De acordo com o Department of Transportation, que faz parte do Ministério de Transporte dos Estados Unidos (DTUSA), o fluido do freio tem classificações diferentes, que variam de acordo com o ponto de ebulição. Confira:

  • DOT3seu ponto de ebulição seco é de 205ºC e quando contaminado com água cai para 140ºC. É o mais econômico de todos;
  • DOT4seu ponto de ebulição seco é de 230ºC e quando contaminado com água cai para 155ºC. É o que as montadoras em geral mais utilizam;
  • DOT5 (base de silicone): seu ponto de ebulição seco é de 260ºC e quando contaminado com água cai para 180ºC. É o que tem o maior desempenho de todos;
  • DOT5.1 (base de óleos minerais): seu ponto de ebulição seco é de 270ºC e quando contaminado com água cai para 190ºC.

A identificação do tipo de fluido é feita de acordo com a viscosidade do produto, quanto mais viscoso, menor é o DOT. No momento da troca não tem nenhum problema se ocorrer a substituição, por exemplo entre o DOT4 pelo DOT5, mas atenção, ela só pode ser do menor para o maior e jamais o contrário.

Outra dica para o momento da troca, é jamais completar o antigo com um novo. Ao fazer isso, ocorrem chances de contaminação e ao invés de solucionar, você pode estar aumentando o problema. Então, o ideal é sempre drenar todo o fluido antigo e aí sim fazer a substituição por um novo.

Sinais que indicam a troca do fluido

Agora que você já sabe para que serve o fluido de freio e quais são os diferentes tipos, chegou o momento de descobrir quais são os indícios que o veículo apresenta quando é chegado o momento da troca.

Problemas na frenagem

Um dos principais indicativos de troca do fluido é quando o motorista começa a ter dificuldades para realizar a frenagem. Na grande maioria das vezes o pedal do freio começa a ficar mais longo e difícil de pisar. Durante a pisada o pedal também pode perder força. Outro indicativo, que por sinal é o mais grave de todos, é quando o carro demora ou ele simplesmente não consegue frear.

Painel aceso

Quando a luz do painel acende e mostra um ponto de exclamação “!” vermelho, é o momento de se ter atenção. Geralmente isso corre quando o nível do fluido está abaixo do mínimo ou quando a pressão do pedal começa a ter mudanças. A luz acende justamente para que o motorista tenha atenção.

luzes do painel do carro

Nível do reservatório

O reservatório do fluído tem um nível máximo e mínimo e o ideal é que ele esteja sempre no meio dos dois. Quando o nível está abaixo, a luz do painel acende e quando está acima do máximo a pressão do sistema será cada vez maior, o que também é prejudicial.

Caso esteja abaixo do nível, é bom levar em um mecânico ou profissional da sua confiança para verificar se não está ocorrendo algum tipo de vazamento, na mangueira, no cilindro ou na cano do automóvel.

Coloração do fluido

A coloração do fluido varia bastante de acordo com a marca e com o fabricante, ele também pode ter cores variadas, como azul, vermelho, amarelo e até transparente. Para saber se chegou o momento de trocar é só observar se ela está com uma textura mais opaca. Outro sinal está na mudança de cor, o tom fica mais escuro, puxado para o marrom.

O veículo sempre apresenta sinais que indicam que algo não está bem e precisa ser verificado. Sabendo que o fluido precisa ser trocado sempre entre 1 e 2 anos e entendendo melhor quais são os sinais, as chances de evitar acidentes e garantir a vida útil do automóvel é certeza!

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre manutenção do carro e como saber se o amortecedor está com problemas. Até o próximo post!

Categorias: Mecânica

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