Sinais para identificar o momento certo de trocar o pneu da moto.
Ter o pneu adequado para uma moto não é apenas questão de performance e dirigibilidade, mas também de segurança. Afinal, qualquer problema neste componente tão importante pode resultar em acidentes. Por isso, uma dúvida comum entre os motociclistas é sobre qual frequência os pneus da moto devem ser trocados e saber identificar isso.
Uma forma de avaliar se é necessário trocar os pneus é simplesmente o teste visual. Muitos amantes de motocicletas usam este método, de olhar para os pneus e avaliar se é preciso ou não fazer a troca. Porém, é preciso ter um certo embasamento e saber exatamente o que você está procurando.
Veja abaixo como identificar 3 sinais de que está na hora de trocar os pneus.
1- Linha limite – TWI (Tread Wear Indicator)
O nome pode ser diferente, mas esse indicador é uma marcação que todo pneu tem entre os frisos, e muita gente não sabe da existência. O TWI, indicador de desgaste de rodagem. É um dos limites para o uso dos pneus de moto, e indica o ponto máximo aceitável de desgaste do pneu até a troca.
2- Ondulamento
Também conhecido por bolha ou deslocamento, isso acontece quando há um rompimento da estrutura interna do pneu. Pode ser verificada pela deformação da estrutura.
3- Ressecamento
Para evitar ressecamento e rachaduras dos pneus, evite usar produtos abrasivos e caseiros no pneu, ou produtos para deixar o pneu mais preto e lustroso (o famoso “pretinho”). Isso compromete o tempo de vida do seu pneu, e as rachaduras e ressecamentos colocam sua segurança em risco.
Publicar comentário