O que é transmissão automática? Tire todas suas dúvidas!

Publicado por Hipervarejo em

Hoje vamos falar sobre o que é o transmissor automático, suas vantagens, se são um bom investimento e se realmente valem mais a pena. Quando o assunto é sobre conforto e usabilidade, temos que pensar no que é melhor para nós, e o que se adequa às nossas necessidades, não é mesmo?

Muitas vezes, quando decidimos que queremos comprar um veículo, ou até mesmo trocar de automóvel podemos ficar na dúvida sobre qual adquirir, não somente pelo modelo do veículo, mas também pelos transmissores, que é sobre o que vamos falar hoje. Então, se você está se questionando sobre qual tipo de transmissão seria adequada para o seu carro, vem com a gente e confira os principais pontos a se observar na hora de escolher o tipo de transmissor!

O que é um transmissor?

Você provavelmente já ouviu falar da transmissão automática e da transmissão manual, os famosos câmbios dos carros. Esses são os mecanismos responsáveis por distribuir o torque do motor, ou seja, dar potência aos motores dos carros e fornecer capacidade de produzir a força motriz que dá movimento aos carros.

Essa potência que é designada ao motor, é direcionada para o cubo das rodas, através da junta homocinética, tendo assim a importantíssima função de mover o seu veículo.

A transmissão automática é um nível mais complexo, como uma extensão da transmissão manual, em que não necessita que o motorista se prenda à embreagem, por mais que ela continue presente no carro, mas não precisando sofrer a ação do usuário.

Visto que o usuário não precisa se preocupar com a embreagem, e o fato de ter que trocar as marchas a todo momento, deixa o motorista mais tranquilo para conduzir o veículo com muito mais facilidade.


Basicamente, esse transmissor é independente das engrenagens, diferentemente das transmissões mecânicas, que utilizam um conjunto de engrenagens simples e um pacote de embreagem.

Quais são as vantagens do transmissor automático?

Sem sombra de dúvidas, a maior vantagem quando dirigimos um automático, é o conforto. Poder usar ambas as mãos a todo momento no volante, e não precisar usar o pé esquerdo por conta da embreagem, torna tudo mais fácil, não é?

Além disso, o transmissor automático não danifica o veículo, pois não há a necessidade de trocar as marchas. Muitos veículos manuais, que precisam sofrer alterações em suas marchas, sofrem muito desgaste.

Isso acontece por que em grande parte das vezes, nós como condutores, forçamos o carro a se locomover com uma potência que não é compatível com a marcha que está posta.

Uma outra vantagem muito grande dos veículos que possuem transmissão automática, é que, depois de ter sua habilitação em um carro manual, você não terá dificuldades para dirigir um automático.

Ou até mesmo se você possuir um carro manual, mas um dia precisar dirigir algum que seja automático, não é necessário muito esforço para conseguir, mesmo que você nunca tenha experimentado conduzir qualquer veículo que tenha transmissão automática.

Os carros com câmbio manual, também têm as suas vantagens: são perfeitos para quem gosta! Muitas pessoas alegam que não gostam de ficar trocando as marchas a todo momento, e simplesmente preferem os automáticos, pois são práticos.

Muitas pessoas acham que os veículos manuais geram gastos pequenos, mas na verdade, vai muito do modo no qual você o utiliza. No geral, os automóveis manuais podem ser sim, mais econômicos, mas, em alguns casos, com aqueles que possuem transmissão automática, você pode sim, obter um gasto menor.

E as desvantagens?

As desvantagens do transmissor automático, infelizmente, são os obstáculos para que os usuários adquiram esse tipo de câmbio, talvez por que é difícil encontrar um veículo que seja automático e tenha um preço bom.

Muitas vezes, os câmbios automáticos possuem um custo muito elevado, e acabam não sendo muito acessíveis para aquelas pessoas que estão com um baixo orçamento. Tanto a compra, quanto a manutenção, têm um preço alto a se pagar, já que se trata de um mecanismo tanto quanto moderno, que irá trazer muitos benefícios para o veículo.

Em compensação, os veículos que são automáticos não precisam passar por manutenção frequentemente, os que são manuais possuem muito mais necessidade de serem revisados.

Em veículos com alto desempenho, as transmissões automáticas são a primeira opção, então talvez, não seja uma opção viável para aqueles que não tem um orçamento alto.

Entretanto, as transmissões automáticas possuem uma enorme durabilidade, bem como a sua manutenção é longa, como falamos antes, então, se um veículo automático é a sua escolha, não se preocupe em ter que investir em muitas manutenções!

E aí, gostou do post? Esperamos que tenha aprendido bastante! Para você, que gosta sempre de estar por dentro dos assuntos sobre carros e outros automóveis, lembre-se de conferir outros conteúdos no nosso blog! Que tal dar uma olhadinha no nosso post sobre Quando trocar fluido de freio?

Categorias: Saiba Mais

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.