Pedal de freio baixo: entenda as principais causas e os perigos que isso significa

Você percebe ou já percebeu seu carro com o pedal de freio muito baixo? Se sim, saiba que isso pode significar um grande risco para você e todos os seus passageiros. Trata-se de um problema que aparece na surdina e que precisa de sua atenção o quanto antes para evitar problemas no automóvel.

Enquanto você estiver dirigindo, perceba se o pedal do freio está afundando muito abaixo da metade da distância normal e se sua eficiência está satisfatória para frear com tranquilidade mesmo em casos de emergência.

Se você vem sentindo que seu pedal de freio está muito baixo, separamos abaixo alguns dos principais fatores que podem ser a causa desse problema.

Lembrando que em caso de sentir que o seu sistema de freio está falho, o ideal a se fazer é levar o carro em um mecânico especializado que consiga fazer a manutenção.

Pedal de freio baixo: principais causas

São muitas as causas de problemas que podem surgir com o freio do carro, listamos abaixo as principais delas para te ajudar a identificar o problema e remediá-lo o quanto antes, confira:

Fluido de Freio

O fluido de freio é importante para o funcionamento e manutenção do veículo, é por meio dele que o carro consegue reduzir a velocidade com segurança. Sua ação ocorre na transferência da pressão, que é realizada no pedal de freios para as pastilhas e sapatas do freio.

Se ocorrer algum vazamento desse fluido, por mínimo que seja, o sistema de frenagem fica comprometido, pois o reservatório do fluido de freio vai esvaziando, o que ocasiona a perda total do freio.

Para resolver esse problema é importante verificar toda a rede de dutos, os cilindros de tambores de freio e o cilindro-mestre para se assegurar de que não há nenhum vazamento.

Caso você tenha notado que seu carro está com vazamento do fluido de freio é importante que você evite andar com ele e o leve para a mecânica o quanto antes.

Já falamos aqui sobre os sinais que o carro apresenta quando chega a hora de trocar o fluido de freio, aproveite para ler também.

Ar dentro do sistema de freio

Muitas vezes, junto com o vazamento do fluido de freio ocorre também o aparecimento de ar dentro do sistema de freios do carro. Por mais que pequeno, o espaço de vazamento libera o fluido de freio e ainda recebe ar dentro dos componentes.

Com a entrada do ar, o pedal passa a afundar mais, o que dá nome ao processo de pedal esponjoso.

Para contornar essa situação, é preciso vedar o vazamento e realizar uma sangria para conseguir retirar todo o ar e deixar todo o sistema de freio seguro novamente.

Instalação incorreta

Outro grande problema que pode dar dor de cabeça futuramente, vem das instalações de pastilhas de freio de forma inadequada. Isso pode ocorrer quando a instalação é realizada por pessoas sem conhecimento suficiente para manuseio e manutenção de peças mecânicas.

Quando as pastilhas do freio são instaladas de forma incorreta, você fica sujeito a perigos da mesma forma como antes de sua substituição. Isso porque, na prática, elas não irão ser posicionadas adequadamente ao disco e pinças do freio, tornando o freio ineficiente e com o pedal baixo.

Sistema de tambores traseiros

Os tambores de freio também podem ser um dos problemas que afetam os pedais de frenagem de seu veículo, isso porque nelas competem diversas peças que podem precisar de manutenção ao longo de seu uso devido ao desgaste.

Dentre as peças que você deve revisar, estão as lonas e sapatas de freios, mas existem diversas outras peças que envolvem o sistema de tambores traseiros e podem prejudicar sua direção e frenagem.

Portanto, é necessário dar atenção a essa parte tão importante de seu carro, revisando e substituindo tudo o que for necessário para evitar que outras peças cause prejuízos ainda maiores.

Cilindro mestre do freio

O cilindro mestre do freio é uma das peças que mais causam o pedal baixo do freio. No entanto, se o cilindro mestre do freio for realmente o problema, há um método de identificar: o pedal fundo irá ocorrer esporadicamente, enquanto se o problema for nas peças que citamos acima, o pedal irá ficar cada vez mais baixo e não retorna ao normal até que sua manutenção seja feita.

Além disso, o pedal baixo do cilindro mestre do frio costuma ser tão baixo que praticamente encosta no assoalho do carro. Se for o seu caso, é muito importante substituir a peça o quanto antes, pois o freio fica totalmente inativado nesses casos.

A importância da revisão e manutenção preventiva

A manutenção preventiva e revisão periódica é a melhor forma de evitar todos os problemas que citamos acima, fique sempre atento ao seu automóvel, seja por Blogs como a Hiper Garagem, vídeos de especialistas ou em mecânicas especializadas, são canais de informação que te ajudam a ficar sempre atento.

Além disso, as revisões também podem poupar seu tempo evitando atrasos que podem atrapalhar a sua rotina. Com as revisões periódicas você também economiza, pois evita que uma peça danificada passe a prejudicar outras peças saudáveis de seu carro.

Aproveitando que estamos falando de freios automotivos, leia também nosso post sobre o momento certo para trocar o disco de freio e realize a substituição no prazo.

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