Conheça os tipos de calota para o seu carro

Publicado por Hipervarejo em

As calotas automotivas são itens para quem gosta de beleza, estilo e customização no carro. Por isso, existem vários tipos de calota no mundo automotivo, destinadas para quem não economiza na estilização do carro e para quem só quer manter a segurança das rodas.

Seja por estética ou por segurança, é importante conhecer todos os tipos de calota, para saber qual se encaixa melhor no seu carro e qual atenderá as suas necessidades.

Vamos começar? Fique ligado com a gente!

Calotas Universais x Calotas de um modelo

Algumas calotas podem ser fabricadas para um ou mais modelos de carros. No mercado automotivo, podemos encontrar as calotas universais e as calotas que servem para apenas um modelo.

As calotas universais, como o próprio nome já diz, podem servir em diversos veículos. Mas se a calota que você for comprar não servir para uma determinada montadora, é dever do fabricante informar essa característica. Por isso é importante estar atento às características do modelo que deseja comprar. Fica a dica!

Tipos de calota

Calota | Imagem Via: Google

Quando uma calota é feita para um só veículo, quer dizer que o encaixe dela é específico para ele, e se tentar colocá-la em um outro automóvel a calota não irá ficar fixa, mesmo que se esse automóvel for da mesma montadora que o seu carro.

Um fator muito importante na hora de comprar uma calota nova é levar em consideração o tamanho roda do seu veículo. Se não, a calota não irá encaixar e você terá dores de cabeça.

Afinal, quais são os tipos de calota?

Agora que você conhece as calotas universais e as calotas feitas para um modelo só, fica mais fácil de entender os tipos de calota.

Calotas fechadas

As calotas fechadas são fabricadas para um modelo de carro ou com encaixe universal. Elas recebem esse nome por tampar toda a roda do veículo, sem deixar nada aparecendo.

É fabricada por uma peça única. Esse tipo de calota é encontrada em veículos mais antigos, por ter um apelo visual nos carros mais quadrados e robustos.

Calotas abertas

São os modelos mais comuns atualmente. Esse tipo de calota recebe esse nome por ter um estilo com aberturas entre as hastes, deixando a roda mais visível.

Calotas esportivas

As calotas esportivas é para quem preza pela beleza do automóvel e gosta de um estilo mais radical! Esse tipo de calota dá um toque mais esportivo ao carro, e são feitas especialmente para veículos de aros maiores, para combinar com as grandes rodas desses carros.

Esse tipo de calota se encaixa bem visualmente com qualquer modelo de aros maiores, se tornando uma boa opção de compra.

Calotas Tunning

Esse modelo de calota é para quem gosta de estilizar e personalizar o carro! Elas são feitas sob medida, ou seja, um especialista desenha a calota de acordo como você pedir, e ela adquire um visual bem personalizado e único.

Tipos de fixação das calotas

Existem dois tipos de fixação entre as calotas: as aparafusadas e as de pressão. As calotas parafusadas são as mais recomendadas, porém você pode encontrar calotas de pressão de boa qualidade também.

Aparafusadas

Esse tipo de calota é encaixada e apertada com os próprios parafusos, ficando fixa na roda do carro. A calota de parafuso é considerada a mais segura em comparação com a calota de pressão, já que na teoria ela é impossível de soltar.

Pressão

Esse modelo de calota é encaixado por meio de uma pressão exercida na roda do carro, ficando “travada” em frente ao aro. Mas por não serem aparafusadas, a probabilidade de serem roubadas ou escaparem com o carro em movimento é maior.

Como identificar a calota certa para o meu carro?

Para comprar a calota certa para o seu veículo é importante conhecer o aro, a quantidade de furos e a características da roda. Conhecendo todas essas especificações, ficará fácil de comprar calotas novas para o seu carro.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos! E se quiser colocar ou trocar as calotas do seu carro, encontre modelos incríveis no Hipervarejo!

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.