Como escolher o estepe ideal?
Trocar periodicamente os pneus do seu carro é fundamental para a sua segurança. Além disso, os pneus influenciam diretamente no desempenho e até no gasto de combustível.
Mas quando o assunto é o estepe, muita gente fica confusa. Poucas pessoas levam em consideração que o pneu reserva poder ser tanto um componente de transição, quanto pode ser parte do jogo de pneus usados continuamente.
Continue a leitura para tirar as suas dúvidas.
Por que carregar um estepe?
Ter um pneu furado no meio do nada pode significar que você está longe da oficina mais próxima e precisa dessa solução rápida para chegar lá. Portanto, os estepes são valiosos durante uma emergência.
Outro motivo é que uma das exigências da lei requer que todos os acessórios obrigatórios estejam presentes no veículo, assim como, funcionando corretamente. O estepe é um destes itens. Portanto, para que o motorista possa circular de acordo com as normas previstas pelas leis de trânsito, ele deve ficar atento à obrigatoriedade de estepe, além da exigência de outros itens de segurança, é claro.
Quando e por que trocar o estepe?
O pneu estepe que vem de fábrica no veículo é desenvolvido para andar poucos quilômetros, especialmente em um curto período de tempo em casos de emergência.
Rodar com o estepe sem intenção de troca é um erro, pois ele é geralmente desenvolvido para ser mais macio e serve para não deixar o carro inoperante enquanto se encaminha para a troca. Quando pneu fura ou sofre algum dano, o estepe está lá apenas para servir de condução para adquirir um novo.
Avalie a sua rotina
Você passa muitas horas dirigindo? Dirige por estradas em mau estado de conservação ou de terra? Fica horas a fio no trânsito? A sua rotina influencia no tipo de pneu que você deve utilizar. Em geral, os pneus ON ROAD são os melhores para quem dirige no asfalto, e os OFF ROAD são os melhores para estradas de terra e terrenos difíceis.
Leve em consideração a maciez
Na hora de escolher o estepe, tenha cuidado de verificar as condições de conforto necessárias para a sua jornada. Motoristas que passam muitas horas atras do volante precisam investir em pneus mais macios, que auxiliam na direção preventiva.
Também leve em consideração a altura correta do pneu. Escolher a altura errada pode afetar o desempenho do seu carro. A camada de ar entre o pneu e a lataria está lá para garantir uma boa condição de amortecimento.
Tipos de estepe
Estepe integral
O estepe integral é igual aos demais do veículo. É o estepe mais versátil, pois é idêntico às rodas do carro. Eles combinam com os pneus normais do veículo, enquanto os pneus sobressalentes de tamanho normal não combinam com os pneus normais. Tenha em mente que os pneus não correspondentes podem não combinar esteticamente às rodas e pneus normais do veículo.
Desse modo, o estepe integral oferece uma solução de longo prazo e pode não exigir que você dirija até a oficina imediatamente. É, portanto, mais flexível e confiável, mas requer muito espaço de armazenamento no veículo.
Estepe temporário
Esses pneus são mais leves que o estepe integral e se caracterizam pela profundidade do piso. Eles são mais fáceis de instalar e não adicionam muito peso ao carro, ao contrário dos pneus sobressalentes de tamanho normal. No entanto, eles também ocupam muito espaço, assim como os estepes que você viu anteriormente.
Estepe compacto
Esses pneus sobressalentes têm dimensões menores e exigem mais pressão de inflação do que os estepes padrão. Eles são leves e têm profundidade de piso rasa.
Eles são feitos para uso temporário ou restrito e podem prejudicar alguns recursos do veículo, como o controle de tração, o ABS ou até mesmo o funcionamento do velocímetro.
Utilize este pneu somente para ir até a borracharia mais próxima.
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