Bateria do Carro: conheça tudo sobre essa peça

Publicado por Hipervarejo em

Imagine que você está indo trabalhar de carro e de repente ele não pega. Ou está indo viajar e quer ouvir aquela música para relaxar. A peça que faz com que seu carro ligue e forneça energia para o rádio trabalhar é a bateria do carro.

Se você já passou pela primeira situação acima, nem sempre pode ser um problema sério no seu veículo, apenas a bateria que pode estar com defeito.

Para entender e evitar situações desconfortáveis na hora de sair de casa, que preparamos esse post especial para te ajudar a cuidar da vida da bateria do carro e como escolher a melhor marca dessa peça. Fica ligado aí com a gente!

O que é uma bateria de carro?

A bateria é a peça responsável por armazenar energia elétrica e alimentar todos os componentes do sistema elétrico do veículo.

bateria do carro

Bateria do Carro | Imagem Via: Google

Lembra das aulas de química da escola? Se você lembra, podemos explicar que a bateria do carro armazena a energia de forma química, porque na parte interna da bateria há algumas placas de chumbo e óxido de chumbo, que são banhadas por ácido sulfúrico.

E quando necessário, a energia química armazenada se transforma em energia elétrica, para dar início ao processo de fornecimento de energia para o sistema elétrico do carro.

Sendo assim, a função da bateria do carro é dar a partida no veículo, fornecer iluminação enquanto carro está em movimento e manter os componentes eletrônicos e elétricos em standby quando o carro estiver desligado.

Como a bateria funciona?

Já sabemos que a bateria fornece energia elétrica para ligar o motor de partida e alimentar o sistema elétrico do carro. Mas como a bateria faz isso? Vamos entender agora.

A bateria do carro possui dois eletrodos na parte superior, um negativo e o outro positivo. E na parte interna da bateria existe seis compartimentos, onde cada um deles produzem 2v, totalizando 12v, a voltagem mais comum das baterias.

Nesses compartimentos estão localizadas as placas de peróxido de chumbo, que formam o polo positivo da bateria e as placas de chumbo esponjoso que formam o polo negativo da bateria. E essas placas que formam os polos positivos e negativos, são separadas por algumas placas de plástico e todas ficam imersas em uma solução eletrolítica, composta de água destilada e ácido sulfúrico.

As placas negativas carregadas de elétrons e o polo positivo sem elétrons, no momento da ignição ocorre uma descarga elétrica que liga o motor de partida que aciona o motor do carro, fazendo o carro pegar.

Para finalizar a trabalho da bateria, o alternador que repõem a energia gasta da bateria, para que ela continue fornecendo energia aos demais componentes do sistema elétrico do veículo, provocando o bom funcionamento de todo o conjunto.

Qual o tempo de vida útil de uma bateria automotiva?

Normalmente as baterias possuem vida útil de 2 a 3 anos, mas dependendo da qualidade da marca elas podem durar até 4 anos. Mas tudo irá depender de como você cuida dessa peça, por isso anota aí algumas dicas de cuidados com a bateria do carro.

A primeira dica que você nunca deve se esquecer é desligar as luzes, o ar-condicionado, o som e qualquer outro equipamento do sistema elétrico na hora de ligar o carro. Sobrecarregar a bateria na hora da partida diminui sua vida útil.

A segunda dica é você manter os hábitos descritos na primeira dica na hora de desligar o carro. E evite utilizar o som ou outros equipamentos que consumam energia enquanto o motor estiver desligado.

Mas nunca deixa de fazer a revisão preventiva no seu veículo, para evitar possíveis problemas e não ficar na mão. É importante procurar um mecânico de confiança para realizar a revisão do seu carro.

Preciso trocar a bateria do meu carro. E agora?

Se a vida útil da sua vida bateria já passou de 3 anos e ou apresentou algum problema, nós podemos recomendar uma bateria de alta qualidade.

As baterias Varta são referência do produto no mercado automotivo, além disso possuem um ciclo de vida mais longo, produzem menos corrosão e um custo benefício que vale a pena.

Escolher um produto Varta é levar ao seu automóvel a melhor tecnologia de precisão e melhor qualidade de produção.

E aí gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e se tiver qualquer dúvida, pode comentar que teremos o prazer em te ajudar.

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Baterias Automotivas · 27 de outubro de 2021 às 07:33

Ótimas Informações, gostei bastante.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.