A importância da calibragem certa para o pneu da sua moto.
Assim como outros itens (sistema de suspensão, freios, baterias, faróis, lanternas etc), os pneus também precisam de cuidados e serem revisados periodicamente, o que inclui a uma atenção especial na hora de calibrar os pneus.
Apesar do acesso fácil às bombas de ar, normalmente nos postos de gasolina, muitos motociclistas só se lembram de calibrar os pneus quando percebem que eles estão murchos.
A questão dessa prática é que andar com os pneus baixos é perigoso e além do risco físico ao piloto gera inúmeros problemas financeiros e estruturais para a moto. Veja alguns:
Desgaste acentuado
Quando a calibragem dos pneus está errada, a área de contato entre eles e o solo é modificada, ocasionando atritos com a pista. Isso faz com que o desgaste do pneu seja maior e, este, fique mais propenso a furar ou rasgar.
Perda de eficiência
Devido à alteração do campo de contato com o solo, os pneus murchos também têm uma queda na eficiência dos sulcos — responsáveis por evitar derrapagens e aquaplanagens. Além disso, a flacidez da borracha diminui a capacidade dos pneus de manter a moto estável na hora de fazer curvas, aumentando as chances de acidentes.
Gasto desnecessário de combustível
Com o atrito, o motor usa mais força e exige que o piloto acelere mais, aumentando os gastos com combustível em até 25%. Portanto, a melhor maneira de reduzir o consumo de gasolina é manter os pneus calibrados.
Danos às partes mecânicas
Diversas peças, como a suspensão e os freios, sofrem com a calibragem incorreta. Pois, o esvaziamento dos pneus faz com que elas passem a trabalhar fora de alinhamento, ou seja, forçadas.
Mas afinal, quando fazer a calibragem do pneu da moto?
Periodicamente
De acordo com o manual dos fabricantes, o ideal é que os pneus sejam calibrados de 15 em 15 dias para evitar desgastes das rodas e das demais peças da motocicleta. É importante ressaltar que, na hora da calibragem, a moto deve estar com os pneus frios, ou seja, ter rodado menos de 3 quilômetros.
Quando a moto dá sinais
As estradas brasileiras são muito precárias e propensas a acidentes de trânsito, prova disso é que apenas 12,3% delas são asfaltadas. Diante disso, fica claro que é fundamental ficar atento aos sinais de dirigibilidade que a Honda oferece nos primeiros quilômetros de viagem.
Antes de pegar a estrada
Ser descuidado com a calibragem é um defeito de milhares de motociclistas, nem mesmo os mais experientes escapam desse vício terrível. O problema é que rodar com a pressão errada na estrada é muito mais perigoso que em trajetos urbanos. Pois, longas distâncias exigem mais da moto, elevando os riscos para o piloto.
Investir em pneus de qualidade é cuidar da sua segurança e diminuir a dor de cabeça a longo prazo. Com Pneus Technic você roda mais e melhor, pois é a primeira em tecnologia e respeito ao cliente. Aproveite as ofertas de Technic no site do Hipervarejo clicando aqui.
Fonte: masttermoto.com.br
1 comentário