Como escolher a melhor pastilha de freio para seu carro?

Publicado por Hipervarejo em

Existem hoje no mercado diferentes marcas e modelos de pastilha de freio e isso faz com que os motoristas tenham dúvidas hora de escolher o modelo ideal. Vale lembrar que a melhor pastilha deve ser aquela que é específica para seu veículo. Além disso, fique atento para escolher o sistema de freio de acordo com o seu modelo.

Outro ponto a se observar, e que vai te ajudar a escolher o melhor tipo de pastilha é o material que a compõe. Antigamente, elas eram feitas de amianto, mas hoje existem três matérias-primas diferentes. São elas:

Pastilha metálica

Como o próprio nome já diz, elas são feitas de ligas metálicas como latão, ferro e alumínio. Elas são resistente à altas temperaturas, por isso, apresenta alto nível de atrito e oferece uma boa durabilidade. Apesar de ser resistente, a pastilha metálica causa muito ruído, e por ser pesada aumenta o consumo de combustível do veículo.

Pastilha orgânica

Considerada o tipo mais usado, a pastilha orgânica é feita de celulose e resina fenólica. A pastilha orgânica apresenta um coeficiente de atrito considerado satisfatório. Além disso, ela tem boa performance térmica e não faz ruídos quando está em bom estado. Entretanto, a durabilidade dela é considerada baixa por conta do material que é feita.

Pastilha cerâmica

São feitas de cerâmica e alguns compostos como óxido de alumínio. Elas são consideradas muito resistentes ao calor e apresentam ótima durabilidade, por isso, são mais caras do que os demais tipos. Em vista dos diferentes tipos, a melhor maneira de escolher a pastilha correta é levando em conta qualidade, durabilidade e preço.

Qual é a vida útil de uma pastilha?

Assim como todas as peças do veículo, a pastilha de freio tem vida útil. Por isso, saber e reconhecer que fazer manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados é muito importante. A durabilidade e eficiência das pastilhas de freio estão relacionadas com a forma em que o motorista usa o veículo. Ou seja, se você dirige mais na cidade do que em estrada, as pastilhas do seu veículo tendem a ficar gastas mais rapidamente. Isso acontece porque durante engarrafamentos e cruzamentos, por exemplo, os freios serão acionados com mais frequência.

Portanto, se você enquadra-se no perfil citado acima, fique ligado aos sinais como barulho de ferro ao frear, oscilação do volante e pedal baixo. Estes sinais demonstram que há algo errado com o sistema de freio do seu veículo. Por conta disso, algum componente precisará ser trocado.

Então, para evitar transtornos, faça a revisão! Essa, com certeza, é a dica mais importante que a Hipervarejo te dá.

Você sabia que no Hipervarejo você conta com os itens de freio da marca ZF, SACHS E TRW? Confira nos links abaixo.

www.hipervarejo.com.br/sachs
www.hipervarejo.com.br/trw

Rode em segurança, rode com as Autopeças do Hipervarejo 🙂

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

2 comentários

Dogomar Mendes · 24 de outubro de 2021 às 13:07

Boa tarde qualrlhor pastilha de freio para disco ventilado traseiro Vectra 97odelo GLS

Sidney Asido Provasidiscos · 24 de outubro de 2021 às 13:20

Discos e pastilhas para prisma 2014 flexão automático

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.