Me envolvi em um acidente, e agora?
Me envolvi em um acidente, e agora?
É muito importante saber como proceder diante de um acidente automobilístico, esteja você envolvido ou não. É seu dever oferecer ajuda.
O primeiro ponto é: mantenha a calma! É difícil não se desesperar nesses momentos, mas ficar nervoso vai apenas atrapalhar a situação. Mantenha a calma, você conseguirá ajudar e tomar as melhores decisões se estiver com a cabeça no lugar.
Após o choque inicial
Verifique se existe vítimas no acidente. Caso a resposta seja positiva, ligue imediatamente para 192 e solicite uma ambulância, passe o endereço do local e tente informar com precisão o estado da vítima ou das vítimas.
Lembre-se de nunca mover a vítima, você pode agravar a situação. Salvo os casos onde o carro esteja pegando fogo ou com risco de explosão.
Sinalize o local para evitar novos acidentes.
Aguarde a chegada da ambulância.
Avise as autoridades
Depois dos procedimentos principais, comunique as autoridades sobre o ocorrido. É recomendado a ligação para a Polícia Militar (190), independente da gravidade do acidente. É a Polícia quem que esclarecerá as causas do acidente, para que não aja divergência de comunicação entre as partes.
Evite mover os veículos de lugar. Porém, se o acidade for na estrada, é recomendado retirar os veículos, para não causar novos acidentes. Caso isso se faça necessário, lembre-se de registar com fotos e vídeos a posição dos veículos.
Quem causou o acidente, fugiu
Tente guardar na memória detalhes sobre o veículo. Se possível, memorize a placa, mas isso é difícil na maioria das vezes, então, tente guardar a marca do carro, cor, modelo e detalhes que levem a identificação do veículo. Procure outras testemunhas que possam se lembrar de outros detalhes sobre o condutor.
Declaração amigável entre as partes
Se você estiver envolvido diretamente no acidente, pode tentar um acordo amigável. Ele serve para agilizar o processo e evitar muita dor de cabeça, caso o acidente não for de natureza grave e não envolver vítimas.
Lembre-se, o mais importante é sempre assumir o erro e prestar socorro sempre que houver necessidade!
Seja consciente e faça sua parte!
Publicar comentário