Me envolvi em um acidente, e agora?

Publicado por Hipervarejo em

Me envolvi em um acidente, e agora?

what-to-do-after-car-accident

É muito importante saber como proceder diante de um acidente automobilístico, esteja você envolvido ou não. É seu dever oferecer ajuda.

O primeiro ponto é: mantenha a calma! É difícil não se desesperar nesses momentos, mas ficar nervoso vai apenas atrapalhar a situação. Mantenha a calma, você conseguirá ajudar e tomar as melhores decisões se estiver com a cabeça no lugar.

Após o choque inicial

Verifique se existe vítimas no acidente. Caso a resposta seja positiva, ligue imediatamente para 192 e solicite uma ambulância, passe o endereço do local e tente informar com precisão o estado da vítima ou das vítimas.

Lembre-se de nunca mover a vítima, você pode agravar a situação. Salvo os casos onde o carro esteja pegando fogo ou com risco de explosão.

Sinalize o local para evitar novos acidentes.

Aguarde a chegada da ambulância.

Avise as autoridades

Depois dos procedimentos principais, comunique as autoridades sobre o ocorrido. É recomendado a ligação para a Polícia Militar (190), independente da gravidade do acidente. É a Polícia quem que esclarecerá as causas do acidente, para que não aja divergência de comunicação entre as partes.

Evite mover os veículos de lugar. Porém, se o acidade for na estrada, é recomendado retirar os veículos, para não causar novos acidentes. Caso isso se faça necessário, lembre-se de registar com fotos e vídeos a posição dos veículos.

Quem causou o acidente, fugiu

Tente guardar na memória detalhes sobre o veículo. Se possível, memorize a placa, mas isso é difícil na maioria das vezes, então, tente guardar a marca do carro, cor, modelo e detalhes que levem a identificação do veículo. Procure outras testemunhas que possam se lembrar de outros detalhes sobre o condutor.

Declaração amigável entre as partes

Se você estiver envolvido diretamente no acidente, pode tentar um acordo amigável. Ele serve para agilizar o processo e evitar muita dor de cabeça, caso o acidente não for de natureza grave e não envolver vítimas.

Lembre-se, o mais importante é sempre assumir o erro e prestar socorro sempre que houver necessidade!

Seja consciente e faça sua parte!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.