É preciso esquentar o motor antes de sair?

Publicado por Hipervarejo em

Esperar o carro esquentar para sair de casa é um hábito para carros mais antigos. Agora, os carros possuem uma montagem mais específicas dos motores e são compostos por matérias mais resistentes, além do avanço dos óleos lubrificantes. Isso dispensa o hábito de aquecer o motor.

Porém, Você deve tomar alguns cuidados com os primeiros minutos após dar partida no veículo:

  • Não é necessário esperar o motor esquentar para sair com o carro, apenas espere as luzes do painel apagarem, isso mostra que o motor do veículo está pronto para funcionar.

  • Embora não seja necessário o motor aquecer para sair de casa, não atinja altas velocidades imediatamente. Logo quando der partida, mantenha uma velocidade tranquila com o veículo durante alguns minutos, até que passe a acelerar, caso se faça necessário, quando o motor já estiver na temperatura ideal.

  • É verdade que o veículo gasta mais combustível quando está com o motor frio. Porém, será que vale a pena ficar esperando para sair? Não compensa, já que o veículo também gastará combustível, mas sem se locomover. Ou seja, ficar esperar o motor esquentar vai fazer com que você gaste ainda mais combustível.

Conclusão, não fique parado na garagem com o carro ligado, apertando o pé no acelerador, isso não é mais necessário! Dê partida e saia de casa sem problemas, apenas tome os cuidados indicados!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

2 comentários

Jefferson · 8 de novembro de 2017 às 19:09

Boa noite meu carro é do ano de 1998 ,então eu preciso esquentar o motor né?

    Redação Hipervarejo · 13 de novembro de 2017 às 14:59

    Boa tarde Jefferson,

    Isso depende, apenas carros antigos com carburador tem a necessidade de se esquentar antes de sair, se o seu apesar de ser de 1998 possuir injeção eletrônica então não a a necessidade. 😉

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.