Fazer o carro pegar no tranco estraga o carro?
Quantas vezes você deu partida no seu carro e ele não pegou? Dificilmente você encontrará uma pessoa que não precisou “dar um tranco” no carro uma vez sequer em sua vida. Quando isso ocorre, você logo abre o capô e finge que sabe resolver o problema, mas na maioria das vezes, a solução é chamar o mecânico, ou você dá um empurrãozinho.
Será que esse empurrãozinho traz alguma consequência? Quando fazer o carro pegar no tranco é indicado? Algum problema pode ser agravado? Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo.
Este texto é um oferecimento da Cofap. A marca COFAP existe desde 1951 aqui bo Brasil, e desde os anos 70 exporta seus produtos para mais de 98 países. A marca produz diversos itens originais de reposição e é Top Of Mind em amortecedores. Se é Cofap, é de confiança. e no mundo inteiro.
O problema é na bateria?
Quando o carro não dá partida, a primeira coisa que vem na cabeça do motorista é a bateria, mas nem sempre essa é a causadora do problema. Para saber se a bateria arriou é só checar outros itens do veículo que também utilizam energia, como as luzes. Se as luzes não se acenderem, o problema foi encontrado. Seu carro precisa de uma recarga, popularmente conhecida como chupeta. Caso o problema não seja na bateria, pode estar nas conexões, ou em alguma das peças do sistema de ignição.
Tutorial: como fazer o carro pegar no tranco.
Fazer o carro pegar no tranco é uma medida desesperada, e nós não indicamos. Mas se mesmo assim você quiser seguir com a prática, basta empurrar o carro (de preferência com a ajuda de outras pessoas) com a segunda marcha engatada, e tire a o pé da embreagem rapidamente enquanto tenta dar a partida no veículo. Lembre-se de continuar sempre acelerando, pois o problema ainda está lá, e o carro pode voltar a morrer.
Por que não fazer o carro pegar no tranco?
Antigamente os carros não sofriam danos ao realizar a prática, mas os veículos fabricados nas últimas 3 décadas não suportam a ação.
Se você identificou que o problema não é na bateria, fazer o carro pegar no tranco pode danificar ainda mais peças do seu veículo, e aumentar o seu prejuízo. A peça com problemas, quando forçada, pode danificar outras peças ao redor. Para pegar no tranco, uma força muito grande é colocada sobre os componentes do motor, e pode causar danos graves a vários componentes, entre eles o pistão, correias e válvulas, comprometendo a sua segurança.
Uma das peças que mais interferem e impedem a partida é a correia dentada, porém ao forçar a peça com o tranco, ela pode quebrar, e levar junto o seu motor. Outro problema comum causado pelo tranco é a pane elétrica e a perda da capacidade de recarga da bateria. Caso o motorista insista em fazer o carro pegar a força, a pane pode danificar o motor de arranque, bateria, ar-condicionado, sistema de iluminação entre outros.
Além do problema mencionado acima, ao dar o tranco você não tem controle sobre o veículo, e está colocando a sua vida, e a de outros, em risco. É mais seguro ligar para o guincho, e deixar que um profissional realize o reparo.
Gostou deste post? Então vai gostar mais ainda de saber que clicando neste link, você será direcionado para uma página exclusiva, com várias ofertas da Cofap selecionadas para você.
Publicar comentário