Qual é o momento ideal para trocar o filtro de ar?
Ter um carro é um patrimônio que exige planejamento financeiro e cuidados com a manutenção preventiva. O carro precisa passar por revisões periódicas para manter o bom funcionamento de todas as peças. Mas como saber qual é o momento ideal para trocar o filtro de ar?
Qual é a função do filtro de ar?
Os filtros são feitos com várias camadas de papel, em formato de sanfona, que precisam ser substituídas periodicamente, e fibras de algodão, que, em alguns casos, podem ser limpas e reutilizadas. Sua função é ser uma barreira para as impurezas do ar.
As camadas de material conseguem reter uma grande quantidade de resíduos, inclusive partículas muito pequenas, de até 1 mícron (medida correspondente a 1 milímetro dividido por 1.000).
No caso do filtro de ar do motor, a barreira impede que partículas de poeira, terra, fuligem, entre outras, comprometam a entrada de ar na câmara de combustão. Sem a presença de oxigênio, a queima de combustível não é eficiente, o que reduz o desempenho do veículo. Além disso, os detritos podem danificar outros componentes do motor.
Existe também um filtro de ar de cabine (ou de ar-condicionado), com formato semelhante ao da peça do motor. Ele ajuda a manter o interior do veículo livre de poluição, podendo, portanto, ser considerado um equipamento de saúde.
O que é filtro de ar
Esse filtro é uma peça fundamental para o bom funcionamento do motor do seu veículo. Ele tem o papel de evitar a entrada de impurezas. Os modelos mais comuns geralmente são descartáveis e de fácil substituição. Existem também outros modelos que têm uma qualidade melhor e maior durabilidade. Mas quanto a isso falaremos mais para frente nesse texto.
Funcionando como uma barreira, o filtro de ar impede que as impurezas do ar entrem no carro. Imagine o que pode acontecer se detritos, poeira, poluição chegassem à câmara de combustão? Se isso acontecer, isso diminui o desempenho do motor e ainda aumenta o consumo de combustível.
Quando trocar o filtro de ar?
A verdade é que não existe uma resposta pronta para essa pergunta. O momento ideal para trocar o filtro de ar vai depender de algumas variáveis, como por exemplo: fabricante e modelo, local em que dirige, uso do carro, tipo de estrada que o veículo circula.
- Local: a frequência da troca do filtro de ar pode variar se o carro circula mais em cidade, rodovias ou no meio rural. E ainda se a cidade tem altos níveis de poluição no ar ou não.
Uso do carro: se é um uso muito intenso ou se é um carro mais usado para passeio, que não circula todos os dias na rua. - Estrada: o tipo de estrada também pode fazer a diferença na hora de descobrir qual o momento ideal para trocar o filtro de ar. Isso porque o uso de carros em terrenos Off-Road (rally, trilhas, estradas de terra), é mais intenso, logo o desgaste é maior.
O mais recomendado é ficar atento às indicações do fabricante, do modelo e sempre que possível pedir para seu mecânico de confiança olhar o filtro de ar.
Sinais de desgaste
Um dos sinais que você pode perceber que está na hora de trocar o filtro de ar do seu carro é quando o nível de consumo está alto e/ou quando ele perde potência. É claro que diversos fatores podem influenciar nesses dois sinais, mas fique atento se não é o filtro.
É fácil perceber quando o filtro já está na hora de ser substituído. O filtro fica sujo, isso é normal, porque ele está ali para limpar impurezas, mas quando ele estiver muito sujo, é sinal de que ele já não está conseguindo cumprir bem a sua função e pode estar deixando essas impurezas entrarem na câmara de combustão.
Qual é o risco de não fazer a troca dos filtros?
Além de emitir fumaça preta pelo escapamento, o que contribui para a piora da qualidade do ar, especialmente em grandes centros urbanos, a demora na substituição do filtro de ar do motor faz o veículo consumir mais combustível. Se houver danos ao motor, o prejuízo no bolso será ainda maior.
No caso do filtro de ar da cabine, o principal risco é a saúde dos ocupantes do veículo. Assim, para evitar qualquer problema, fazer as revisões periódicas do carro e conferir a vida útil de peças e componentes é essencial.
Um jeito de manter essa troca em dia é ir calculando pela quilometragem. Alguns fabricantes indicam a troca a cada 10 mil quilômetros rodados em uso comum, e 5 mil km para quem usa o veículo mais em estrada de terra.
Na hora da dúvida, solicite sempre para seu mecânico de confiança olhar o filtro a cada revisão do seu carro.
Fonte: www.strikebrasil.com
E se precisar trocar o filtro de ar do seu carro, o Hipervarejo pode te ajudar! Acesse a página oficial da MANN clicando aqui e veja todas as ofertas.
Publicar comentário