Você dá a atenção adequada aos limpadores de para-brisas?

Publicado por Hipervarejo em

Você sabia que todo carro tem o “anjo da chuva” para proteger os motoristas? É a palheta do limpador de para-brisa. Esse acessório é muitas vezes preterido em atenção para com outras peças, mas é obrigatório por lei.

Entender o funcionamento desse item é simples. Quando há água acumulada no vidro, ocorre a formação de uma película que amplia a luminosidade do farol dos carros que cruzam com você. Quanto mais água estiver acumulada, pior fica a visibilidade e maior o risco de acidentes.
Confira também como evitar uma multa e perder pontos na CNH por conta do limpador.

Item de segurança e a falta, é risco de multa

O limpador do para-brisa está na lista dos 10 itens obrigatórios em um veículo para manter a segurança no trânsito. Os outros são luzes, freio de estacionamento, ferramentas para troca de pneus, estepe, espelhos, buzina, extintor de incêndio, cintos e pneus em dia. O mau funcionamento ou a ausência desses itens gera multa e pontuação na carteira do condutor.

Estar com uma palheta ruim ou sem funcionamento rende multa , é falta grave e dá 5 pontos na CNH, conforme determina o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Inclusive, mesmo que seu limpador estiver funcionando, mas você não o ligar durante a chuva corre o risco de ser multado.

Um acessório, vários modelos

As palhetas podem ter lâmina de borracha ou silicone e variam de acordo com o modelo do carro. Os preços variam muito de acordo com a marca e o modelo. No geral, o acessório feito de borracha sofre mais com a incidência do sol e do contato com produtos químicos e são mais baratos.

Os acessórios de silicone eram antes usados apenas em carros de luxo. Atualmente, o mercado de reposição tem essas peças a preços mais acessíveis. No geral, elas tem durabilidade maior, tendem a limpar o vidro mais eficientemente porque são mais moles e se moldam ao para-brisa, além de não riscar o vidro.

Ainda há diferença no tamanho, ter uma ou duas lâminas (dupla) e no tipo de encaixe. Por isso, antes de comprar uma nova verifique esses detalhes. No geral, os modelos universais têm incluso diferentes adaptadores para o encaixe.

Quando é hora de trocar?

Uma das peças de maior durabilidade no veículo, o limpador do para-brisa tem vida útil média de um ano. Mas a verdade é que muitos motoristas não ligam muito para esse item.

Os sintomas que demonstram que é hora de trocar seu “anjo da chuva” são:

  • O limpador deixa riscos ou faixas no vidro;
  • Mesmo com a palheta funcionando, o vidro fica embaçado e uma névoa é criada;
  • Há falhas na limpeza da água;
  • As lâminas da palheta estão quebradiças ou tortas;
  • Há trepidação e barulho no funcionamento.

Contribuindo para o limpador funcionar melhor

Manter o reservatório de água do limpador com a solução de água e limpa para-brisa é um passo fundamental. O uso de sabão ou detergente não específico com a água só faz deteriorar a borracha da palheta antes do tempo. Se o para-brisa estiver limpo isso também aumenta a produtividade do seu limpador. Passar um pano úmido com água nas palhetas depois do uso também ajuda a eliminar sujeiras que diminuem sua vida útil.

Agora que você conhece sobre o limpador do para-brisa ficou mais fácil evitar imprevistos desagradáveis na hora de dirigir na chuva, além de entender mais na hora de escolher e comprar o acessório certo.

E se estiver precisando de produtos Bosch, o Hipervarejo é a loja oficial da marca. Confira: www.hipervarejo.com.br/bosch


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.