A importância das velas de ignição para o motor
Você sabe para que servem as velas de ignição que ficam no motor do seu carro? Neste pequeno resumo vamos falar um pouco de sua importância para o funcionamento do veículo, além de algumas curiosidades sobre esse item tão pequeno, mas tão crucial para o bom funcionamento do veículo.
O que são as velas de ignição?
Em suma, a vela de ignição é um eletrodo isolado, que conectado através de um cabo blindado a bobina de ignição, recebe uma tensão média entre 20.000 e 30.000 Volts, provocando uma centelha dentro da câmara de combustão.
Quanto maior for a faísca, mais rápido fica a partida do motor, minimizando o desgaste dos demais componentes da alimentação elétrica, especialmente o da bateria.
Como elas funcionam?
A vela de ignição é conectada à câmara do motor que, quando realiza seu ciclo de compressão e injeção de combustível recebe a centelha que gera a explosão capaz de mover os pistões.
Quando devo trocar a vela de ignição?
O tempo para a troca das velas de ignição podem variar de acordo com as recomendações do fabricante podendo chegar de 10 a 20 mil km, porém, o tempo em que a moto fica parada no trânsito sem aceleração também devem entrar nesse cálculo. Por mais que não haja registro de quilometragem, o fato de estar em funcionamento causa desgaste nos componentes do motor, o que inclui a vela. Se estiver com dúvidas a respeito se é o tempo certo para realizar a troca da vela, consulte seu mecânico de confiança e peça uma avaliação.
Quais são os cuidados na manutenção?
Como sempre recomendamos, é sempre importante consultar o manual do proprietário para que as trocas ou devidas manutenções, estejam sempre de acordo com a programação da fabricante.
Geralmente os primeiros sinais que são claramente perceptíveis são a perda de potência do motor, aumento de consumo (a combustão de gasolina não é completa porque a faísca gerada pela vela não ocorre); dificuldades na partida, sobretudo a frio; ruídos de detonação durante o funcionamento do motor (a famosa “batida de pino”); fumaça escura na saída do escape.
Se algum desses sinais acontecer com você, procure um mecânico de sua confiança para que a troca seja feita de acordo com os preceitos da fabricante.
Fonte : http://blog.vivemosmoto.com.br/
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