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Fazer o controle da embreagem é complexo sim, principalmente para os novatos de CNH, que ainda estão no processo de aprendizagem e se acostumando com o veículo.

Mas fique tranquilo, realizar esse jogo dos pés pode ser simples e fácil para alguns, e nem tanto para outros, mas nada que um bom treino não resolva.

3 jeitos diferentes de efetuar a mesma manobra:

  1. Controle de embreagem na subida
  2. Parada regulamentar no morro
  3. Parar o carro sem usar o freio

Para realizar o controle de embreagem na subida, siga estes passos abaixo:

PASSO 1
Comece a aproximar o veículo da calçada. Assim que ele sair do fluxo principal da via, engrene a 1ª marcha para alinhar o veículo com o meio-fio. Nunca inicie o controle de embreagem com a 2ª marcha, pois as chances do carro morrer são grandes.


Na manobra de controle de embreagem, o veículo precisa de força para parar somente com o ponto da meia-embreagem e a aceleração. Por isso, não se esqueça de colocar a 1ª marcha.

PASSO 2
Com o carro alinhado ao meio-fio, acelere mantendo o ponteiro do conta-giros entre o 2 e 3, solte a embreagem até o ponto da meia embreagem e pare o veículo sem usar o freio. Mantenha a aceleração entre 2 e 3  e solte a embreagem até a meia altura para parar o veículo.

Como fazer controle de embreagem na descida?

O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré engatada. É uma das manobras mais fáceis. Você só tem que se lembrar de que na descida o controle de embreagem não vai dar certo com a 1ª marcha (pois o carro vai continuar descendo).

Para realizá-la com sucesso, no dia do seu exame prático siga o passo-a-passo a seguir.

PASSO 1
Pare o veículo, acionando o freio e pisando fundo na embreagem.

PASSO 2
Com o veículo já imobilizado, mantenha os pés no freio e na embreagem para colocar a marcha à ré.

PASSO 3
Solte o pé da embreagem até a meia altura (ponto do controle de embreagem) e mantenha o pé nessa altura.

PASSO 4
Tire o pé do freio e pise no acelerador, acerte a aceleração do carro para que ela fique entre o 2 e 3 do conta-giros. Pronto, manobra em execução!

PASSO 5
Leve o pé do acelerador para o freio.
Pise na embreagem para engatar a 1ª marcha e sair com o veículo.

Controle de embreagem em subidas

Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Nos primeiros treinos, pise no freio e até o fundo da embreagem, para então buscar o ponto da meia embreagem. Pratique muito para fazer o controle de embreagem corretamente, sem precisar acionar o freio.

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