Carro quebrado na estrada? Veja o que fazer na situação

Publicado por Hipervarejo em

A partir do momento que saímos de casa com um carro, é importante estar preparado para tudo que pode acontecer, desde as distâncias mais curtas, em passeios na cidade, até viagens longas, em que estamos distantes de conhecidos para obter auxílio.

O ideal é sempre manter seu carro com a revisão em dia para que problemas como esse não te peguem de surpresa, especialmente em viagens e momentos de lazer.

De toda forma, se você está com o carro quebrado na estrada e não sabe o que fazer, estamos aqui para te ajudar. Continue sua leitura e confira quais passos você deve adotar nesta complicada situação.

1. Posicione o triângulo do carro na pista

O triângulo é um item de segurança obrigatório em todos os veículos. Geralmente localizado no porta-malas, ele ajuda com que outros carros percebam que há um veículo parado logo a frente, evitando acidentes.

Para posicionar o triângulo de forma adequada, é preciso se basear no limite de velocidade da pista: ele será exatamente a quantidade de passos que você deve andar a partir da traseira de seu carro.

Dessa forma, se o limite da pista for 80 km/h, são 80 passos; caso seja 110 km/h, serão 110 passos.

É preciso dar passos largos para uma contagem mais precisa e, se estiver de noite, a recomendação é que eles sejam dobrados para garantir ainda mais segurança.

Se houver alguma curva acentuada durante a contagem dos passos, ela deve iniciar do zero a partir da curva para que os outros motoristas tomem os devidos cuidados a tempo.

Ainda quanto à sinalização, é muito importante manter o veículo com o pisca-alerta ligado. Assim, você eleva sua segurança e mantém os outros motoristas a par de que naquele trecho há um veículo parado.

triângulo do carro na pista

Leia também: Quando e como fazer a revisão preventiva no veículo

2. Se possível, remova o veículo da pista

Se você estiver sobre uma via que tenha acostamento, tente levar o carro para esse espaço para que o tráfego dos outros veículos sobre a pista não seja bloqueado.

Caso a pista não tenha acostamento, certifique-se de que o triângulo foi posicionado corretamente junto ao pisca-alerta aceso.

Mantenha uma distância segura do carro enquanto aguarda ajuda ou permaneça dentro do veículo com o cinto de segurança.

homem e mulher empurrando carro para fora da pista

3. Acione o seguro do veículo

Caso tenha seguro em seu veículo, basta que você acione o serviço e envie sua localização exata a eles. Se tiver dúvidas quanto a onde está, use o GPS de seu celular e então envie à companhia que, em poucos minutos, virá até você.

Dentre as inúmeras vantagens de um seguro, essa com certeza é uma das mais benéficas. Você se verá livre de um sufoco em poucos minutos.

mulher acionando o seguro do carro

Leia também: 4 Problemas no compressor do ar condicionado automotivo

4. Se o seguro não é uma opção, busque outras formas de ajuda

Para sair dessa situação o quanto antes, procure por outras formas de ajuda para consertar seu veículo. Para levar seu carro até o mecânico mais próximo, você pode contar com o auxílio de um guincho.

Se você está longe de casa e não conhece nenhuma empresa que ofereça o serviço, faça uma busca rápida na internet com o serviço de localização do celular ativado que encontrará opções locais.

No entanto, caso esteja próximo de sua casa, conte com o apoio de amigos e familiares para tomar as providências adequadas. Você também pode contar com apoio da Polícia Rodoviária para obter ajuda de onde estiver.

Em último caso, peça ajuda a outros motoristas que estiverem circulando pela via.

carro quebrado sendo puxado pelo guincho

5. Procure manter a calma

É difícil fazer isso frente a um problema desse, mas manter a paciência e a calma é essencial para resolver a questão racionalmente e não perder o controle.

Foque no fato de que nada aconteceu com você e que em poucas horas já estará de volta à sua programação normal.

Se o carro quebrou no caminho ao trabalho ou um compromisso, faça rápidas ligações para notificar a situação e volte a se preocupar com o presente: isso vai ajudar a evitar que a ansiedade e o estresse cresçam.

Para isso, faça exercícios de respiração e, caso tenha passageiros junto a você, lembre-se que manter a calma vai ajudar a não apavorá-los e escalar ainda mais o problema.

Não vai demorar até que a ajuda chegue e leve seu veículo para o mecânico mais próximo. Assim que o problema for resolvido, você poderá seguir sua viagem com segurança até seu destino.

homem senta na pista em frente ao carro quebrado

Leia também: Quais são os sinais de uma embreagem com problema?

O que não devo fazer quando meu carro estiver quebrado na estrada?

Agora que você já sabe o que fazer caso esteja passando por essa situação, é importante se atentar também ao que deve ser evitado quando o carro quebra na estrada. Confira abaixo:

1. Não tente realizar reparos no veículo por conta própria

Ao tentar consertar o veículo por conta própria, você pode agravar a situação do carro. Além disso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, essa atitude é uma infração grave que pode resultar em multa.

Você só estará permitido a fazer esses reparos em casos absolutos em que não há como remover o veículo da via. De toda forma, é melhor aguardar a assistência profissional para evitar problemas.

2. Esquecer o triângulo e outros objetos na pista

O triângulo é um objeto obrigatório em todos os veículos e seu uso é essencial para a sua segurança. Por isso, você não vai querer esquecê-lo no meio da via, certo?

Além dele, nenhum outro objeto deve ser deixado por ali, dado que isso pode ser considerado infração que pode levar à multa.

Com esses passos, esperamos ter ajudado você a tomar as melhores medidas para levar seu veículo para o conserto. Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar, então sempre faça a revisão preventiva – não somente antes de viajar de tempos em tempos.

O que achou dessas dicas? Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre revisão de férias e veja tudo o que deve ser trocado antes de cair na estrada.

Agradecemos a sua leitura e esperamos vê-lo novamente em nosso blog.

Até mais!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.