Viajar com Carro Alugado é Mais Econômico?

Publicado por Hipervarejo em

Viajar faz um bem danado, né? Mas também dá muito trabalho.

Ao viajar de avião, você deve se preocupar com o check-in, bagagem despachada, tamanho e peso das malas, e se a viagem incluir crianças a preocupação aumenta.

Apesar de economizar algumas horas no trajeto, o tempo gasto no aeroporto somado ao tempo na aeronave muitas vezes é superior a viagem sob rodas. 

 

O desconforto de viajar de ônibus também deve ser considerado. Os bancos são desconfortáveis, e as inúmeras paradas tornam a viagem mais longa e cansativa. Isso sem mencionar o banheiro químico. 

Por isso muitos motoristas optam por viajar de carro. As possibilidades de roteiro são enormes, uma vez que além do destino final, você pode visitar várias cidades no caminho.

Todavia, o planejamento da viagem deve incluir além dos gastos com combustível, os gastos com a manutenção do veículo. 

Devido a estes gastos, muitos motoristas estão optando por carros alugados. Mas será que realmente vale a pena alugar um carro para viajar?

Se esta é a sua dúvida, continue a leitura. 

Nem sempre viajar com carro próprio é uma boa opção, dentre os inúmeros motivos estão: 
  • É necessário realizar uma revisão completa antes da viagem; 
  • Fazer alinhamento e balanceamento; 
  • Trocar óleo e filtro; 
  • Caso o veículo não esteja acobertado por um seguro, um leve acidente pode gerar gastos enormes. 
  • Os gastos com reparos pós viagem, como um novo check-up e o desgaste dos pneus, também deve ser considerado. 

Porém, viajar com o seu próprio carro pode te trazer mais conforto, uma vez que não é necessário se preocupar com o prazo de entrega e eventuais multas contratuais. 

 

Em contrapartida, viajar com carro alugado também tem vantagens e desvantagens: 
  • Não é necessário realizar o check-up do veículo, já que ele é revisado periodicamente pela empresa, desta maneira, não gera custos extras. 
  • O carro alugado, desde que previsto em contrato, possui seguro, o que garante a você maior tranquilidade e conforto. 
  • Desde que feito o boletim de ocorrência, e avisado a locadora, pequenos acidentes, como um amasso ou arranhão são cobertos pelo seguro. 
  • É possível garantir mais conforto para você e seus acompanhantes, já que é possível alugar um modelo de carro considerando não só os passageiros, mas o espaço disponível para as bagagens. 

A desvantagem do carro alugado é a atenção redobrada. Uma vez que o veículo não é seu, a tendência é aumentar a cautela.

Mesmo listada como desvantagem, este é um ponto positivo, já que a atenção extra influi diretamente na segurança da sua viagem. 

 

A melhor solução é colocar tudo na ponta do lápis.

Um bom planejamento pode garantir um melhor custo-benefício e tornar a sua viagem mais tranquila e econômica. 

Decidiu que vai viajar com seu carro próprio mesmo? Então não se esqueça de colocar também no seu planejamento o tempo que será gasto com as revisões. Planeje-se com antecedência. 

Resolveu viajar com carro alugado? Pesquise as regras para aluguel de veículos nas locadoras da sua região. Pesquise também os valores da multa, caso a sua viagem se estenda além do limite. 

Gostou deste artigo? Comente o que mais você quer ver por aqui. 

Categorias: Curiosidades

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.