Vale a pena entrar em um consórcio de carro?
Todo brasileiro sonha com a casa dos sonhos, afinal, quem não quer um cantinho para chamar de seu, não é mesmo? E logo atrás está o sonho de ter um bom carro. Muitas pessoas sonham em ter seu primeiro veículo, ou trocar o seu usado.
Para realizar esse sonho você pode pagar à vista, através de um financiamento ou por consórcio. Comprar à vista é sem dúvidas a melhor opção, mas vamos ser sinceros, essa não é a realidade da maioria esmagadora dos brasileiros.
Há quem opte pelo financiamento, mas com as altas taxas de juros, um carro usado sai pelo preço de um 0km e um carro novo acaba custando o mesmo que um veículo de luxo. O meio termo entre essas duas opções é o consórcio.
Claro que poupar e guardar o dinheiro na sua conta ou em algum investimento é a melhor opção, mas muitas pessoas não conseguem juntar dinheiro, e para elas o consórcio pode ser uma boa opção. Mas nem tudo são flores, pois como todo contrato, existem muitas cláusulas que merecem atenção especial.
Neste post patrocinado pela Cofap você vai descobrir se consórcio é a melhor opção para você.
Vantagens
Sem dúvidas a ausência de taxa de juros é a principal vantagem, afinal, você não está pegando um empréstimo ou financiando. O dinheiro vem do grupo, e é cobrado apenas uma taxa para a administradora que cuida deste fundo.
Mesmo com o passar do tempo, e a oscilação na inflação seu poder de compra continua igual, pois as parcelas sofrem atualização anual de acordo com a inflação. Isso ocorre para que você consiga comprar o carro desejado.
A burocracia no consórcio é consideravelmente menor que no financiamento, já que nesta modalidade, mesmo que a pessoa esteja com nome sujo, ainda é possível participar do grupo. No momento da contemplação essa situação deve estar regularizada, mas você pode fazer isso durante o pagamento das parcelas. Também não é necessário pagar a entrada, como no financiamento.
Outra vantagem é a flexibilidade de pagamentos e prazos, tornando mais fácil encontrar um plano que encaixe no seu orçamento. Além disso você pode adiantar parcelas, e caso você desista do processo, pode passar o consórcio para outra pessoa. Ao fim do processo, você recebe uma carta de crédito, que vale como um pagamento a vista para as concessionárias, e por isso, você pode conseguir bons descontos.
Algumas pessoas são contempladas antecipadamente por meio de um sorteio que acontece entre os membros do grupo, ou através de lances (o valor do lance é abatido nas parcelas restantes). Mas ao contrário do que muitos pensam, os lances não são obrigatórios. Se você for sorteado e não estiver preparado para dar seu lance, pode recusar e receber a carta de crédito normalmente ao fim das parcelas.
Desvantagens
Como mencionamos acima, nem tudo são flores! Existem alguns pontos negativos que você deve considerar antes de optar pelo consórcio. O principal dele é o fato de você não receber o carro de imediato, afinal, você só recebe o carro após ser contemplado e para antecipar a contemplação, você precisa ser sorteado ou lar o lance em um valor alto.
Além disso, como mencionamos acima, as parcelas podem ser reajustadas de acordo com a inflação, e por isso, você precisa pagar mais nas mensalidades. Outro ponto é que o valor pago está atrelado a um modelo de veículo, e quanto mais caro ele for, maior será a parcela mensal.
O que observar antes de contratar um consórcio?
Pesquise sobre as administradoras, sua reputação, avaliação dos clientes no Reclame Aqui, e o principal: se estão autorizadas pelo Banco Central. Pesquise também a taxa de administração, afinal, apesar de não ter juros, a taxa pode ser comparada.
Avalie bem o contrato e todas as suas cláusulas para não ser pego de surpresa. Conheça todos os tipos de lance e contemplação disponíveis. Analise o valor e prazo das parcelas e verifique como são feitos os reajustes.
E aí? O consórcio é uma boa opção para você? Comenta aqui se gostou deste artigo.
Clique aqui para conferir os melhores preços em peças Cofap aqui no Hipervarejo.
Publicar comentário