Como é feita a tara e pesagem de carga dos caminhões ?

Publicado por Hipervarejo em

O peso da tara do caminhão é diferente da sua capacidade de carga e do peso bruto total. A maioria das pessoas não sabem dessa informação, e só descobrem quando tem um problema para enviar uma carga. Essa é uma regra de padronização do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

Este post é um oferecimento da LUK, empresa fundada no Brasil, que é referência de qualidade mundial.

 

Qual a diferença entre as nomenclaturas? 

Tara (T) 

A tara é o peso do caminhão vazio sem as cargas que costuma transportar, cujas medições são padronizadas por lei e regulamentadas pelo CONTRAN. Em outras palavras, peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas; 

Lotação (L) 

Carga útil máxima, incluindo condutor e passageiros, que o veículo transporta, expressa em quilogramas para os veículos de carga, ou número de pessoas, para os veículos de passageiros; 

A medida diz respeito à possibilidade de transportar carga útil, pois se trata da soma de tudo o que pode ser carregado em um caminhão com o auxílio dos paletes. 

Nesta soma, somente o peso da tara é excluído. 

Peso bruto total (PBT) 

Para calcular o Peso Bruto Total de uma carga, deve-se somar o peso da tara do caminhão com o valor da lotação. Trata-se do peso máximo que os caminhões conseguem transportar e transmitem às vias pavimentadas. Essa medida é usada para calcular o valor que será cobrado pela transportadora que fará a entrega de mercadorias. 

O Peso Bruto Total, portanto, é uma parte importante do cálculo das taxas de frete. Por esta razão, é crucial que todas as organizações definam de modo preciso essa numeração e que utilizem a comunicação de maneira adequada. 

Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso máximo transmitido ao pavimento pela combinação de um caminhão-trator mais o seu semirreboque, ou do caminhão mais o seu reboque ou reboques 

Por que entender a diferença entre T, L e PTB é importante? 

Essas métricas são legalmente padronizadas para definir as taxas de transporte. O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu as unidades de medida da tara dos caminhões ou os limites de dimensões e de pesos para serem transportados no território nacional.  

Os caminhões recebem um número para a sua carga máxima conforme o seu potencial que varia de acordo com o modelo e capacidade. Quando as mercadorias são carregadas no reboque ou no caminhão, é averiguado o valor da tara com o objetivo de evitar acidentes e autuações. A padronização desses dados é relevante porque evita transtornos no trânsito. 

A limitação do Peso Bruto Total é indispensável para conservar as pistas e o próprio veículo, motivo pelo qual devem ser atendidas as exigências do Denatran que definiu as medidas. Elas servem para melhor distribuir a carga e causar menos impactos sobre as superfícies. 

Compre peças LUK para o seu caminhão 

A LUK faz parte do Grupo Schaeffler, fornecedor global dos setores automotivos e industrial há mais de 75 anos. empresa produz componentes de precisão e sistemas para aplicações de transmissão de potência e chassis, assim como soluções de rolamentos e casquilhos de fricção para um grande número de aplicações industriais. 

Compre peças LUK aqui no Hipervarejo com as melhores condições de frete e pagamento. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.