Como é feita a tara e pesagem de carga dos caminhões ?
O peso da tara do caminhão é diferente da sua capacidade de carga e do peso bruto total. A maioria das pessoas não sabem dessa informação, e só descobrem quando tem um problema para enviar uma carga. Essa é uma regra de padronização do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
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Qual a diferença entre as nomenclaturas?
Tara (T)
A tara é o peso do caminhão vazio sem as cargas que costuma transportar, cujas medições são padronizadas por lei e regulamentadas pelo CONTRAN. Em outras palavras, peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas;
Lotação (L)
Carga útil máxima, incluindo condutor e passageiros, que o veículo transporta, expressa em quilogramas para os veículos de carga, ou número de pessoas, para os veículos de passageiros;
A medida diz respeito à possibilidade de transportar carga útil, pois se trata da soma de tudo o que pode ser carregado em um caminhão com o auxílio dos paletes.
Nesta soma, somente o peso da tara é excluído.
Peso bruto total (PBT)
Para calcular o Peso Bruto Total de uma carga, deve-se somar o peso da tara do caminhão com o valor da lotação. Trata-se do peso máximo que os caminhões conseguem transportar e transmitem às vias pavimentadas. Essa medida é usada para calcular o valor que será cobrado pela transportadora que fará a entrega de mercadorias.
O Peso Bruto Total, portanto, é uma parte importante do cálculo das taxas de frete. Por esta razão, é crucial que todas as organizações definam de modo preciso essa numeração e que utilizem a comunicação de maneira adequada.
Peso Bruto Total Combinado (PBTC): peso máximo transmitido ao pavimento pela combinação de um caminhão-trator mais o seu semirreboque, ou do caminhão mais o seu reboque ou reboques
Por que entender a diferença entre T, L e PTB é importante?
Essas métricas são legalmente padronizadas para definir as taxas de transporte. O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu as unidades de medida da tara dos caminhões ou os limites de dimensões e de pesos para serem transportados no território nacional.
Os caminhões recebem um número para a sua carga máxima conforme o seu potencial que varia de acordo com o modelo e capacidade. Quando as mercadorias são carregadas no reboque ou no caminhão, é averiguado o valor da tara com o objetivo de evitar acidentes e autuações. A padronização desses dados é relevante porque evita transtornos no trânsito.
A limitação do Peso Bruto Total é indispensável para conservar as pistas e o próprio veículo, motivo pelo qual devem ser atendidas as exigências do Denatran que definiu as medidas. Elas servem para melhor distribuir a carga e causar menos impactos sobre as superfícies.
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