Revisão de caminhão: saiba quais itens revisar.

Publicado por Hipervarejo em

O Brasil é o país com a 4° maior malha rodoviária do mundo, e se você é caminhoneiro, já se deparou com estradas em péssimo estado de conservação, locais sem sinal de celular e enfrentou quilômetros de estrada sem avistar nenhuma oficina mecânica

Devido a estas condições o caminhoneiro tem que estar sempre atento a manutenção e revisão do seu veículo, afinal, ficar parado na estrada com o caminhão quebrado pode colocar em risco a sua vida. O risco de acidentes, ou de ser parado em uma fiscalização com alguma irregularidade também diminui. 

Para facilitar a sua revisão, amigo caminhoneiro, listamos aqui tudo que você precisa observar para garantir uma boa revisão, confira: 

Óleo do motor e fluidos 

É fundamental verificar o nível do óleo regulamente. Verifique também a viscosidade do líquido, e se ele apresenta borras ou detritos metálicos, pois isso pode indicar problemas no motor. A troca de óleo deve ser feita ao atingir a quilometragem ou o tempo determinado pelo fabricante, prazo que varia de acordo com a marca e tipo de óleo. 

Pneus 

Todo motorista sabe que não deve rodar com pneus carecas, mas existem outros aspectos que devem ser observados, como a integridade lateral dos pneus, profundidade das ranhuras da banda de rodagem e a pressão de acordo com a carga a ser transportada. 

Não se esqueça de conferir também o estepe, e se todas as ferramentas para troca de pneus estão em dia. É fundamental também, que você tenha um manômetro, ferramenta fundamental para verificar a pressão dos pneus. 

Filtros 

Filtros de óleo, combustível, ar do motor e ar-condicionado devem ser trocados periodicamente. O filtro de óleo deve ser trocado a cada troca de óleo, e os demais filtros, de acordo com a necessidade, ou ao atingir o prazo estipulado pelo fabricante. No caso dos filtros de ar-condicionado é ainda mais importante verificar pois eles afetam diretamente a sua saúde, pois quando não executam a sua função corretamente podem transmitir vírus e bactérias e afetar o seu sistema respiratório.  

Freios 

Verifique se as lonas de freio ou pastilhas estão gastas. No caso das lonas, ao substituir, deve-se trocar também as molas. Verifique também os tambores, discos, sapatas e sensores de freio. Outro ponto importante a se observar é a drenagem de água acumulada nos balões de ar.

Suspensão 

Cheque o estado das molas, batentes, bandejas, barra estabilizadora e lubrificação dos pinos e suportes. Não se esqueça de conferir também as buchas, parafusos, mangueiras e válvulas. 

Limpadores de para-brisa 

Os limpadores são fundamentais para garantir a visibilidade em caso de chuvas, por isso, não se esqueça que a paleta resseca com o tempo, e deve ser trocada com frequência. Paletas ressecadas, além de afetar a dirigibilidade, pode arranhar e diminuir a resistência do vidro. 

Luzes e lanternas 

É comum as lâmpadas dos faróis e lanternas se queimar e, e além de multas, pode danificar o sistema elétrico do veículo. Além de verificar o conjunto ótico, verifique também os reles, fusíveis e cabos. 

Quinta roda 

Nos caminhões e tratores, verificar a quinta roda é essencial. Faça a limpeza da graxa e verifique se não há folgas nos componentes. 

Elétrica 

Verifique se os cabos estão oxidados, verifique também a bateria e terminais. A água da bateria também deve ser verificada com sequência. Na maioria dos veículos modernos, o sistema eletrônico está acoplado ao sistema elétrico, portanto os componentes também devem, ser verificados. 

E se você, caminhoneiro, está buscando os itens de confiança, com as melhores avaliações do mercado? Conte com a Fras-Le, uma empresa global criada em 1954 com foco na segurança e no controle de movimento nas estradas, trilos e pistas de pouso. 

Com forte vocação inovadora, a Fras-le conta com profissionais altamente especializados, que atuam no desenvolvimento de novos produtos. Faz uso de ferramentas avançadas para a criação de peças, testes e simulações, mantendo um dos maiores Centros de Pesquisas e Desenvolvimento da América Latina, integrado por três laboratórios. Além de um Centro Tecnológico com amplo laboratório e pistas de diversos tipos de pavimentos com irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições.  

Clique aqui e confira as melhores promoções em itens Fras-Le no Hipervarejo. 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.