Plotagem automotiva vale a pena?

Existem diversas formas de mudar o visual do seu veículo. Você pode mudar o visual apenas trocando alguns acessórios, mas para algumas pessoas, somente isso não é suficiente. Para estas pessoas, a plotagem é uma ótima opção. 

A plotagem, também conhecido como envelopamento, é uma forma de trocar a cor do veículo, ou esconder arranhões na lataria sem precisar aguardar dias pelo processo de funilaria e pintura. Além da facilidade, o envelopamento ainda protege a lataria. 

O preço da plotagem é menor que o da pintura convencional, por isso se torna mais atrativo para os proprietários. Continue a leitura que vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é, e para que serve a plotagem? 

Plotagem é o envelopamento do veículo. O processo é feito por uma máquina chamada Plotter. Você pode escolher vários tipos de coloração, como fosca, metalizada, brilhante e muito mais. No envelopamento é colocado uma superfície adesiva. Muitos proprietários optam por colocar uma plotagem transparente, mantendo a cor original do veículo, e protegendo a lataria, e caso você tenha uma frota de veículos, o envelopamento serve também como uma forma de divulgar a sua marca por onde os seus veículos passarem. 

Como já falamos, a plotagem irá proteger a lataria, impedindo que a pintura seja danificada com arranhões e o desgaste. Outro ponto positivo é a durabilidade, já que uma plotagem bem-feita, pode durar muitos anos. 

Se você já realizou uma pintura automotiva, sabe que o processo leva semanas. Já o envelopamento completo do carro leva no máximo 3 dias. Além disso, o preço pode ser três vezes menor do que o da pintura. 

E quais as desvantagens? 

A primeira desvantagem é que, ao mudar o visual do seu veículo, é necessário ir ao DETRAN e atualizar o seu Certificado de Registro de Veículo. Caso você seja parado em uma fiscalização sem a mudança no CRV, você pode levar uma multa grave

Vale lembrar também, que de acordo coma resolução 292 do CONATRAN, a coloração original do veículo só pode ser modificada em até 50%. Caso você queira mudar totalmente a cor do veículo, é necessário modificar toda a documentação original no CONATRAN ou DETRAN da sua cidade. 

Além disso, se você optar por materiais baratos, terá que fazer a manutenção, em média, a cada três anos. Caso escolha um material de qualidade, isso não é necessário. 

Leve em conta também, que a limpeza deve ser feita com cuidado, já que materiais ásperos podem danificar a superfície. 

Gostou de saber mais sobre a plotagem? Decidiu investir na técnica para deixar seu carro mais bonito? Então você vai gostar de saber mais sobre as promoções no Hipervarejo. Aproveite as melhores ofertas e muito mais. 

Publicar comentário