Para-choque de plástico arranhado: aprenda a recuperar por completo!

Publicado por Hipervarejo em

Quer aprender como recuperar o para-choque de plástico? Selecionamos algumas dicas práticas e que funcionam. A reconstrução é possível! Leia esse guia e entenda como é importante cuidar dessa parte do seu veículo!

O para-choque de um carro não cumpre somente uma função estética no automóvel, ele está ali, como todas as outras peças, cumprindo uma função específica, muito importante. Caso aconteça algum acidente indesejado envolvendo a parte da frente ou de trás do veículo, essa peça, amparada por reforços, suaviza a batida impedindo que parte da força do impacto alcance o motorista ou passageiro do carro, além de proteger itens super importantes do automóvel!

Antigamente, os para-choques eram feitos com materiais extremamente duros, de aço, e por isso era trabalhoso pensar em qualquer tipo de reparo ou conserto. Hoje em dia, com a modernização e tecnologia, essas peças são de materiais muito mais flexíveis, como o plástico. Todo esse avanço faz com que a missão de recuperar um arranhão ou qualquer outro dano seja possível e muito mais simplificada, você mesmo pode fazer!

Por serem itens de segurança, rodar sem eles por aí pode resultar em multas significativas e você ainda corre o risco de ter o seu veículo apreendido, imagina só ficar na mão por algo tão simples? E convenhamos, além de toda a carga de funcionalidade que o para-choque possui, o design conta e muito!

Um para-choque visivelmente arranhado prejudica a presença visual do veículo e isso é algo que a gente não quer, afinal, o carro tem sempre a cara do dono, representa a identidade e personalidade de quem dirige!

Pessoa mostrando arranhões em parachoque de automóvel

Mas não se preocupe, a HiperVarejo vai te ajudar! Olhe só nossas dicas de como você mesmo pode consertar e remover os arranhões do seu para-choque:

Recuperar para-choque de plástico arranhado: siga o passo a passo!

Você sabia que as peças do carro precisam de hidratação? Um para-choque mesmo que flexível, se não estiver hidratado pode ressecar e ficar com um aspecto esbranquiçado, nada agradável!

E não é só no visual que o ressecamento interfere não, viu? Um para-choque sem o devido tratamento fica fraco, isso faz com que rachaduras apareçam com muito mais facilidade e a peça perca a sua performance principal que é a de proteger o veículo e o motorista de colisões e incidentes!

Para evitar deixar que isso aconteça, conte sempre com a ajuda de um gel revitalizante! Eles hidratam, removem o esbranquiçado e devolvem o brilho que o seu automóvel merece!

Pessoa passando gel revitalizante no parachoque do carro

Aprenda agora o passo a passo para remover arranhões do seu para-choque em casa e economize uma boa quantia de dinheiro, veja só:

  • Limpeza completa: lave todo o para-choque

O primeiro passo não poderia ser outro, com um sabão ou detergente neutro lave toda a área do para-choque. Evite usar esponjas duras demais, para não danificar ainda mais o compartimento! Esse passo é importante pois vai eliminar toda a poeira e demais sujeiras acumuladas no local e te dará uma visão real do estado do seu para-choque.

Bem simples até aqui, vamos para o próximo passo!

  • Remova tintas externas 

Se o motivo do arranhão for uma colisão é provável que tenha ficado resquícios de tinta de outros carros em seu automóvel. Nesse caso, não necessariamente você precisa correr com o seu carro para uma oficina, um pouco de cera pode remover toda a tinta externa.

Coloque uma pequena quantidade de cera em uma toalha e faça movimentos circulares e firmes, basicamente uma pressão média, em cima das marcas. Aos poucos você notará o desaparecimento dos restos de tinta

  • Retire as tintas remanescentes

Nas áreas mais complicadas, utilize uma esponja de lixa fina e na área arranhada mova a lixa por todo o comprimento do local, com uma pressão razoável e movimentos retilíneos. Basicamente: lixe toda a área arranhada e remova as tintas remanescentes! O intuito é realmente esse, remover toda a pintura que sobrou no para-choque.

Feito isso, limpe o para-choque uma segunda vez com o sabão neutro, para remover toda partícula que possa ter ficado no local esfregado.

  • Mão na massa: pulverização completa

Agora sim, feito toda a parte preparatória é a vez da pulverização completa. Aqui, você vai precisar de fita adesiva, sacos de supermercado, pulverizador e primer.

Então vamos lá: aplique a fita adesiva ao redor da área arranhada e as demais áreas do para-choque que não foram danificadas cubra com os sacos, isso fará com que o pulverizador não atinja as partes que não sofreram danos!

Em seguida, basta pulverizar o primer com jatos leves sem grande pressão em toda a área arranhada. O primer nada mais é do que uma tinta que prepara superfícies, ele faz com que o acabamento da tintura fique muito mais bonita, duradoura e eficiente! Com o primer aplicado é hora de deixar secar, confira no rótulo quais são as recomendações de tempo de secagem e aguarde!

Após seco, lixe toda a camada. Para uma boa cobertura é preciso repetir esse processo cerca de três vezes, no entanto, o resultado é realmente muito bom!

  • Finalização: hora da pintura!

Encontre uma tinta idêntica a do seu carro. Essa tarefa pode demandar um pouco mais de atenção, em concessionárias é possível encontrar as tintas de retoque das mesmas cores do seu modelo do veículo. Evite erros ou frustrações na hora do resultado, seja assertivo na escolha da tinta!

Depois de possuir a cor exata em mãos, cubra toda a área preparada com o primer, três camadas será o suficiente!

  • Acabamento final: remova as fitas, lixe e veja o resultado! 

O acabamento final é muito simples! Remova todos os sacos de mercado e a fita adesiva após aplicar e secar a terceira camada de tinta. Utilize novamente a lixa e passe-a nas bordas, naqueles espaços de encontro entre a tintura original do carro e a nova. O ato de lixar faz com que essa demarcação fique mais suave e a diferença entre uma e outra se torna muito sutil e por vezes até inexistente.

Antes e depois de parachoque de carro

Viu só como é possível em 6 passos muito simples alcançar um resultado profissional?

Remova todos os arranhões do seu para-choque de plástico seguindo nossas dicas, economize uma boa quantia e desfrute do seu carro novinho! Acompanhe o Blog da HiperVarejo e acesse textos com as melhores dicas e curiosidades sobre performance, potência, reparos e segurança do seu automotor!

Não se esqueça de deixar a sua sugestão do que você deseja ver por aqui, a sua interação é muito importante pra gente! Aproveite para visitar também o nosso instagram, estamos sempre por lá!

Até o próximo post!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

4 comentários

José Simões · 27 de fevereiro de 2021 às 09:27

Gostaria no V/Post como proceder no caso da pintura do parachoque do carro estar estalado com lascas de tinta e não com arranhões.
Grato pelo V/Site

Roberto · 18 de maio de 2021 às 12:24

Depois de passar o praimer,que número de lixa devo usar,e sempre molhando para lixar,correto

DIEGO DE LIMA MONTEIRO · 25 de maio de 2022 às 00:36

Muito bom! Parabéns pela postagem.

Reni nunes doyle · 22 de agosto de 2022 às 08:14

Bom dia deu uma arranhada no parachoque trazeiro ele e preto foi somente na ponta!!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.