Para Que Serve a Válvula Termostática?
O motor de um veículo é composto por várias peças que trabalham em conjunto, garantindo uma boa performance e economia de energia.
A temperatura do motor é um fator muito importante, já que se não controlada, pode levar a fundição de várias peças internas e até a explosões.
Para garantir que a temperatura permaneça em níveis normais, o sistema de arrefecimento controla a temperatura do motor. A boa funcionalidade do sistema te ajuda a economizar com revisões e reparos.
Continue nesta postagem e saiba as principais informações sobre a Válvula Termostática.
Válvula termostática
O sistema de arrefecimento, onde ficam diversas peças, dentre elas o radiador, é acoplado ao motor e através dele circula água e ar. O sistema é responsável por mais de 40% das falhas em motores.
A válvula termostática tem um papel fundamental no funcionamento do sistema. Ela realiza o trabalho de controlar o circuito desse sistema, permitindo ou não a troca de calor entre o líquido do motor e o do radiador. Esse componente tem, em sua composição, uma cera expansiva com dilatação específica.
Ao ligar o motor, essa peça se mantém fechada. Com isso, a temperatura começa a subir gradativamente até atingir valores próximos a 90 graus. Nesse momento a válvula se abre, e o circuito do motor é interligado ao circuito do radiador, permitindo a troca de calor e o controle da temperatura.
Problemas e soluções
Antes de citarmos os problemas, é importante frisar que os sintomas aqui mencionados também podem estar atrelados a outros problemas. Entre eles: vazamento de líquido para as mangueiras, mau funcionamento do eletroventilador, baixo nível do líquido de arrefecimento entre outros.
Superaquecimento
O pesadelo de qualquer motorista. O travamento da válvula termostática fechada causa o problema. Esta situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas dentro do motor, bloqueando a ligação com o radiador. Com isso a temperatura até o ponto de superaquecer. Este problema pode levara fundição das peças.
Maior consumo de combustível
Quando a válvula trava aberta, ou quando ela é removida, o líquido de arrefecimento acaba sendo super esfriado, fazendo o motor trabalhar em temperaturas abaixo do ideal.
Esta situação gera uma maior necessidade de combustível para gerar a queima na câmara de combustão.
Atrito e desgaste da peça
O super esfriamento pode comprometer a eficiência da lubrificação do motor. Isso ocorre, pois as peças internas foram desenhadas para trabalhar a uma determinada faixa de temperatura, com um nível de dilatação específico.
Caso o motor atue por muito tempo em temperaturas abaixo do esperado, haverá um espaço maior entre as peças, dificultando a lubrificação, causando atritos e consequentemente, desgastes.
Válvula suja
A mistura de diferentes tipos de líquidos de arrefecimento, acaba gerando um acúmulo de lodo e escamas no interior da válvula, entupindo o termostato.
A manutenção preventiva é a maneira mais inteligente de evitar problemas. A troca do líquido de arrefecimento e inspeção de vazamentos deve ser feita periodicamente.
Além disso, boas práticas de direção são fundamentais. Evite usar marchas elevadas em subidas ou transportar excesso de cargas.
Nunca utilize o veículo sem a válvula termostática, e em caso de defeito na peça, substitua imediatamente. Isso evitará falhas em outros componentes.
Publicar comentário