Carro fervendo: o que fazer?

Publicado por Hipervarejo em

Você está na rua e de repente seu carro começa a ferver. Você sabe o que deve fazer diante desta situação?


Quando o superaquecimento no motor ocorre, ele pode trazer danos piores a alguns componentes, ou até iniciar um incêndio.
Hoje explicaremos os possíveis motivos para um carro ferver e também daremos dicas de como agir.

Um motor de carro não irá funcionar normalmente em temperaturas muito altas, apesar de ser movido à combustão. O ideal é que um motor trabalhe entre 90ºC e 100ºC. Quando essa temperatura é ultrapassada, ocorre o superaquecimento e o motor ferve.
São muitos os problemas que podem estar relacionados com o superaquecimento do motor. Listaremos abaixo as causas mais comuns.

Falhas em componentes do sistema de arrefecimento, como bomba d’água, mangueiras, termostato, válvula do termostato, radiador, ventoinha ou mesmo a tampa do reservatório de expansão, fazem com que o motor não seja devidamente resfriado, podendo levar ao superaquecimento.

Falta de lubrificação também pode estar relacionada com o superaquecimento do motor. Ou quando o lubrificante usado não é de boa qualidade ou está velho. Isso leva a um atrito maior entre os metais fazendo com que a temperatura fique muito elevada. Além disso, a falta de lubrificação também causa o desgaste das peças, contaminando o óleo com partículas de metal.

Outro problema comum que pode fazer com que o motor superaqueça é um vazamento de líquido no sistema de arrefecimento do carro ou o uso de água da torneira ou água do poço como líquido de arrefecimento.

O que fazer quando o motor ferve?

Quando o carro der todos os sinais de superaquecimento do motor, procure um local para pará-lo. Continuar dirigindo um carro superaquecido pode levar a problemas muito mais graves, inclusive a um incêndio.
Após parar o carro e desligar o motor, é preciso ter cuidado ao abrir o capô pois tudo estará muito quente. Recomenda-se um tempo de espera de mais ou menos 30 minutos antes de abrir o capô e manipular qualquer peça do motor.

Quando o motor estiver mais frio, primeiramente você deve observar como está o nível do líquido no reservatório e completar com água, mas apenas a quantidade suficiente para que você consiga chegar até um mecânico. E não adianta colocar água gelada no reservatório, pois essa mudança brusca de temperatura só vai danificar ainda mais o motor.

Junto ao mecânico, é importante observar se:

  1. Válvula termostática está travada: se a válvula não estiver travada, podem ocorrer vazamentos e é possível que seus componentes comecem a enferrujar. Nesse caso é preciso trocar a válvula termostática;
  2. Bomba d’água está vazando;
  3. Ventilador/ventoinha está funcionando adequadamente;
  4. Há entupimento no radiador;
  5. Existe falha da válvula de segurança do reservatório de expansão;
  6. Cabeçote está funcionando adequadamente.

Como evitar que o motor do carro ferva?

O superaquecimento do motor pode ser evitado mantendo a manutenção preventiva do carro sempre em dia.
É muito importante manter o sistema de arrefecimento sempre limpo e com peças novas.

Outro ponto a destacar é em relação ao líquido que vamos usar. O uso de água da torneira é altamente prejudicial para os componentes do carro, pois essa água contém cloro, que reage levando à corrosão e ferrugem. A água do poço também causa corrosão, pois contém calcário. O ideal é utilizar uma mistura entre água desmineralizada e aditivo a base de etileno glicol, desenvolvido exclusivamente para uso automotivo.

Verificar o nível desse líquido regularmente também é necessário.

Se mesmo com esses cuidados o seu carro ferver, pare, chame o mecânico e tome cuidado para não manipular o carro superaquecido.

E lembre-se, caso esteja precisando de acessórios originais para seu carro, conte sempre conosco. Esperamos ter ajudado com essas dicas!

Fonte :https://autooriginais.com.br

Quando precisar de Kit de Embreagens, dê preferência para a marca LUK, sinônimo de qualidade e confiança. Você encontra os itens de LUK aqui no Hipervarejo.
Acesse o site e confira: www.hipervarejo.com.br/luk
Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.