7 dicas para cuidar do amortecedor do seu carro.

Publicado por Hipervarejo em

Para garantir a durabilidade de amortecedores, os motoristas podem tomar algumas precauções, entre elas, fazer periodicamente alinhamento e balanceamento de rodas e (tentar) evitar ruas esburacadas. 

A manutenção preventiva do veículo é fundamental para conservar a durabilidade de diversas peças, entre elas, do sistema de suspensão, bem como de um de seus componentes principais – os amortecedores. O amortecedor, juntamente com bandeja, mola heliocoidal, pivô, terminal, bieleta, entre outras, merece atenção especial dos motoristas na hora da manutenção, pois são peças essenciais para garantir a segurança e o conforto dos ocupantes do veículo. 

 7 dicas para cuidar do amortecedor do seu carro 

 1 – Inspeções periódicas: 

 Não há nada melhor para sua segurança e também para o seu bolso do que fazer sempre revisões preventivas no carro. Com a inspeção certa é possível detectar desgaste das peças antes que acidentes ou danos materiais sejam agravados. 

2 – Excesso de peso: 

 Exagerar no carregamento de bagagens interfere na estabilidade do veículo, pois compromete a suspensão. A forma de dispor e organizar o peso das bagagens é importante: coloque as bagagens mais pesadas próximas ao centro do bagageiro/porta-malas e distribua as demais ao redor para evitar sobrecarga. 

3 – Evite buracos: 

 Infelizmente nossas ruas, avenidas e estradas parecem campeonatos de rallys, mas na medida do possível fuja dos buracos. Se for inevitável passar por ruas de terra muito irregulares, dirija em baixa velocidade e desvie dos buracos maiores. 

4 – Lombadas ou declives: 

 Os obstáculos físicos como lombadas, declives ou tartarugas existem por uma questão de segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Ignorá-los ou querer desviar passando de lado nas lombadas é um risco para a segurança de todos e também causa desgaste desproporcional ao sistema de suspensão do veículo. 

5 – Prefira peças originais: 

 Na necessidade de troca de peças na revisão corretiva, opte sempre por peças originais e não as recondicionadas. Peças assim oferecem risco para sua segurança e só adiam o problema. 

6 – Calibragem dos pneus: 

 Rodar com os pneus murchos ou com calibragem inadequada tem relação direta com sua segurança e também impacto na suspensão. Faça a calibragem semanal ou toda vez que parar no posto para abastecer. Verifique a indicação do fabricante para regular corretamente a calibragem. 

7 – De olho na quilometragem: 

 Mesmo que nenhum sinal de desgaste seja percebido, a quilometragem do carro deve ser o maior indicador para a necessidade de uma revisão do carro. Observe a indicação do fabricante, mas uma orientação geral que pode evitar problemas maiores com o sistema de amortecimento é fazer a inspeção tanto das molas quanto dos amortecedores a cada 20 mil quilômetros rodados, e entre 50 e 70 mil quilômetros a troca do conjunto de suspensão é recomendada. 

Na hora de comprar o seu amortecedor, confira sempre antes as ofertas de COFAP nos canais do Hipervarejo. Acesse: hipervarejo.com.br/cofap e boa compra.  

 Fonte: https://gridplacas.com.br/ 


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.