Clientela Feminina na Oficina Mecânica
A alguns anos atrás, só se via mulher na oficina se fosse seminua em quadros na parede. O ambiente era completamente dominado pelo público masculino. Porém hoje em dia as coisas são diferentes.
Pesquisas mostram que 58% das pessoas interessadas em automobilismo são mulheres. Isso demostra como o mundo dos automóveis mudou nos últimos anos.
Além disso, a evolução tecnológica das ferramentas exige menos força braçal e mais atenção aos detalhes, abrindo oportunidades para as mulheres não só em funções administrativas, mas também na parte operacional das oficinas.
Mas a sua empresa está preparada para receber e fidelizar o público feminino?
Para atender o público feminino é necessário repensar velhos hábitos. Este público está mais atento aos detalhes e preza por um bom atendimento. Poucas são as oficinas que oferecem um atendimento personalizado a este público, e direcionando corretamente a sua empresa, você se destaca da concorrência.
Capacite a sua equipe
É necessário que toda a sua equipe esteja ciente que a maioria dos clientes não entende o funcionamento das partes mecânicas e elétricas de um veículo. Por isso, a sua equipe precisa ter paciência para explicar o que será realizado no veículo.
Também é interessante atualizar o andamento do serviço através de mensagem de WhatsApp, SMS ou outro tipo. Isso evita que o cliente fique ligando para saber quando o veículo ficará pronto, além de trazer mais segurança ao cliente.
Outra boa ideia é ter uma recepção onde as clientes possam esperar, em casos de atendimentos mais rápidos. Um ambiente tranquilo onde a cliente possa analisar o orçamento, e aguardar a entrega do veículo é uma ótima oportunidade para se destacar da concorrência.
Ao final do atendimento, mostre quais peças foram trocadas. Essa ação pode parecer simples, mas é um passo importante na fidelização das clientes. Também dê dicas de conservação e manutenção.
Atenção ao ambiente
Quando se pensa em oficina mecânica, a primeira imagem que vem à cabeça de uma mulher é um lugar com machas de óleo e graxa até nas paredes, e vários pôsteres de mulheres seminuas por todos os lados.
Cuidar da limpeza do ambiente vai agradar não só o público feminino, como o masculino também.
Cuide também da decoração do ambiente, tornando-o menos masculino e mais neutro. Um ambiente com decoração predominantemente masculina pode causar desconforto nas suas clientes.
Cumpra os prazos
A pontualidade é um fator essencial para agradar a todos os clientes.
Atualiza cada status do andamento do serviço ao cliente, e em caso de contratempos, informe ao cliente.
Automatize serviços
Anotações em pedaços de papel ficaram obsoletas a uns 30 anos atrás.
Automatizar dados e informações é um passo importante para otimizar os resultados da sua oficina.
Um exemplo de otimização é do site do Hipervarejo. No site você encontra todas as peças para o seu veículo de forma fácil e rápida, e com os melhores preços do mercado. Você consegue finalizar a compra pelo celular e não precisa se deslocar a várias lojas atrás de uma única peça.
Você pode utilizar este tempo extra para atender mais veículos.
Gostou deste conteúdo?
Comenta aqui a sua opinião.
Publicar comentário