Greve dos caminhoneiros: Como economizar combustível?

gasolina

A Greve dos Caminhoneiros acabou, mas o problema ainda está longe de terminar.

O abastecimento está sendo normalizado, em algumas cidades do país o serviço já foi 100% reintegrado.

Porém, além dos indícios de novas greves que podem voltar a parar o Brasil, a gasolina está de volta aos postos mais cara do que quando a greve se iniciou.


preço-gasolina-greve-dos-caminhoneiros-min

Foto: Preço da gasolina após a Greve dos Caminhoneiros. Os valores podem variar de acordo com cada região do país.

Esse é o momento perfeito para economizar combustível. Dessa maneira, seu bolso não vai sentir tanto o impacto e você não corre o risco de precisar enfrentar filas quilométricas.

Confira aqui, Dicas preciosas para economizar combustível e escapar da crise de abastecimento:


gasolina-greve-dos-caminhoneiros-min

  1. Mantenha os pneus calibrados: O pneu murcho exige mais força do carro, consequentemente, ele beberá muito mais combustível. Manter os pneus calibrados de acordo com as orientações da montadora, fará com que o carro economize até 10%.

  1. Tire o pé do acelerador: Tente sair mais cedo de casa para não precisar correr. Sempre que possível, dê um descanso ao acelerador, quanto mais baixa a rotação, mais econômico o carro se torna. Ou seja, um carro andando a 80km/h está gastando menos que o mesmo rodando a 110km/h, na mesma marcha.

  1. Cuidado com o excesso de peso: Geralmente, o consumo de combustível do carro é equivalente ao peso que está sendo carregado. Quanto mais peso, mais força o carro precisa fazer para se locomover. Retire do veículo tudo que não seja necessário.

  1. Evite o uso do ar-condicionado em velocidades baixas: Sabemos o quanto esse é um item indispensável nos dias de calor, mas é importante saber dosar. Em alguns carros a economia pode ser discreta, mas em outros modelos a diferença pode ser sentida diretamente no bolso. Lembre-se de ligar o ar pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo.

  1. Prefira o ar-condicionado em velocidades altas: Nada de andar com as janelas abertas na estrada. Nesse caso, o uso do ar-condicionado vai vale muito mais a pena. As janelas abertas acima de 80km/h interfere na aerodinâmica do carro, o que aumentará consideravelmente o consumo de combustível.

  1. Esqueça o ponto morto: Andar com o carro desengatado (famosa “banguela”) não economiza combustível, muito pelo contrário! Quando está em ponto morto, o motor do automóvel entende que precisa de mais combustível para acelerar o carro, o que faz o consumo aumentar em vez de diminuir.

Se haverá uma nova Greve dos Caminhoneiros, não temos como prever com exatidão. O importante é você se preparar, conscientemente, para eventuais problemas.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Confira nossas melhores ofertas!

Publicar comentário