Cuidados com o seu radiador.
Ainda é preciso cuidar do radiador!
Quase esquecidos nos carros modernos, os radiadores ainda precisam de pequenos cuidados que podem evitar grandes danos.
Quando se trata de manutenção, quase ninguém hoje em dia se lembra do radiador. Por fazer parte de um sistema de refrigeração fechado, os cuidados extras anteriormente necessários desaparecem. Como é mais complicado, porém, quando surgem problemas, o reparo pode ser bastante caro.
O radiador antigo era feito de latão com carcaça metálica (quadro), facilitando o reparo. Os motores modernos exigem um radiador menor, que é feito de alumínio e tem carcaça de polímero (plástico).
Hoje, se o radiador estiver quebrado, a caixa ou o favo de mel (parte central), só a troca pode resolver. Mas é raro. O mais comum é um problema com o manguito, mangueira ou bomba de água.
A manutenção básica neste caso é a verificação periódica do nível do líquido refrigerante, que é composto por água desmineralizada e aditivos que elevam o ponto de ebulição e protegem a vedação da bomba d’água.
Fluído do Radiador em bom estado
É verdade que a maioria dos motores tem bloco de alumínio, mas a bomba tem. a água pode ter esses componentes oxidando Mudanças de cor também pode indicar que o líquido não tem a composição correta. Hora de ir para a oficina.
O sistema de refrigeração de cada carro é vedado e não pode ser alterado. Se sim, deve haver um vazamento. Peça ao mecânico para fazer alguns testes para descobrir onde o fluido está vazando. A braçadeira pode não estar bem presa ou a mangueira pode ter furos ou rachaduras.
Quando trocar o fluido do radiador ?
Para manter as coisas em ordem, você deve trocar o fluido de tempos em tempos. Bom alcance é bienal ou 70.000 km.
A dica final é manter a colmeia limpa. Se você estiver andando em terra, verifique se há lama no radiador e use uma mangueira para limpá-lo de dentro para fora do compartimento do motor. O ar deve circular livremente entre os vasos. É isso que permite a troca de calor.
E verifique se há folhas, sacos de plástico ou outros objetos no caminho. Isso garantirá que o aquecedor de água tenha uma longa vida útil e você pode ter certeza de usá-lo todos os dias.
Publicar comentário