Carros personalizados: saiba o que pode fazer dentro da legislação

Publicado por Hipervarejo em

Você já ouviu falar de carros personalizados? Possivelmente você já deve ter visto alguns modelos nas ruas, já que hoje a customização de veículos se tornou febre e fez a cabeça dos apaixonados por veículos.

Com a estreia da franquia de filmes Velozes e Furiosos no início dos anos 2000, o car tunning ficou mais em evidência.

A palavra tuning traduzida para o português quer dizer afinação, otimização ou personalização. Logo, car tunning significa a personalização de carros.

Hoje a personalização de veículos é considerada um hobby, onde os proprietários de carros fazem alterações em diversas partes do veículo, desde a lataria até o motor.

Porém tais modificações podem ser extremas, fazendo com que fuja de algumas restrições estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Se quer algumas dicas para personalizar o seu carro ferir as leis de trânsito, cola aqui com a gente e fique por dentro de algumas dicas especiais.

Primeiro, o que são carros personalizados?

Customização, personalização de carros ou car tunning consiste em fazer modificações no seu veículo para proporcionar mais potência, condução mais confortável ou até mesmo economia de combustível, dentre outras mudanças.

Porém, cada caso é um caso e na maioria deles, a personalização é solicitada apenas por questão de estética.

Sendo assim, a customização é só uma maneira de inserir características de acordo com o gosto e preferências do motorista.

Carros Personalizados

Carro Personalizado | Imagem Via: Google

Quais tipos de personalização que eu posso fazer no meu carro?

No Brasil e em outros países, todos os carros são fabricados com objetivo de atender as necessidades e requisitos do cliente. E mesmo que a maior parte das mudanças sejam por razões estéticas, algumas podem prejudicar o desempenho do carro, por isso é importante estar atento à quais modificações você fazer.

Confira algumas dicas a partir de agora!

Rodas

Para começar a deixar o seu carro personalizado, uma dica boa é trocar de rodas. As rodas esportivas, como o próprio nome já diz, dão ar mais esportivo para o carro, trocando o design e dando outra “cara” para o seu automóvel.

Mas para instalar uma roda esportiva, você precisa ficar atento ao tamanho do aro, furação das rodas originais, modelo e ano de fabricação do seu veículo.

Antes de fazer a compra, é fundamental que você fique atento se as rodas novas são compatíveis com o seu automóvel, pois a legislação não permite que haja qualquer alteração no diâmetro externo das rodas e pneus.

Máscara Negra

A utilização de máscara negra nos faróis é uma solução para quer ter um carro personalizado sem fazer grandes mudanças. A máscara negra nos faróis provoca um efeito mais esportivo nos carros e é tipo de personalização que não tem um alto custo.

Ponteira automotiva

Uma dica valiosa para os amantes de carros customizados é fixar ponteiras no escapamento do veículo, o que dá um visual mais elegante ao design do seu automóvel. Existem diversos modelos no mundo automotivo e é também uma mudança simples que pode ser feita sem muitos gastos.

Adesivos

Essa é a customização mais comum entre os veículos personalizados. Podemos ver os adesivos automotivos em carros comerciais, que destacam o nome e a logo de uma empresa. Em geral, os adesivos são usados nos vidros (como uma aplicação de insulfilme), nas laterais da lataria ou no para-choque.

Essa modificação é a mais comum e a mais simples de todas, mas lembre-se sempre de seguir o padrão estipulado pelas leis de trânsito.

Potência do motor

Modificar a potência do motor é permitido por lei, pelo menos 10% acima do original é liberado. Porém a transformação que vai mexer com o desempenho do veículo precisa ser analisada com mais cuidado, contando com o apoio de um profissional especializado, por haver questões de segurança envolvidas.

Suspensão

Essa transformação é bastante comum, até mais do que os adesivos automotivos. Conhecida como o rebaixamento do carro, é uma mudança comum mais que deve ser realizada com bastante cuidado. O sistema de suspensão é o responsável pela estabilidade e segurança do veículo, por isso você deve ficar atento se essa modificação irá prejudicar o desempenho do amortecimento e se está de acordo com as leis de trânsito do Brasil.

Sendo assim, recomendamos que você compre kits de rebaixamento que sejam adequados ao modelo do seu carro do que cortar as suspensões originais a fim de reduzi-las. Isso pode ser muito prejudicial!

Pintura Automotiva

As leis de trânsito permitem que a pintura realizada até a metade do carro não necessite de alteração nos documentos do veículo junto ao Detran. Em caso de pintura em todo o carro, é preciso realizar a troca da documentação do seu carro. Fora esses fatores, a lei é bastante permissora em relação as mudanças provocadas por meio de pintura.

Som

Para quem curte um som potente e é fã de ouvir músicas enquanto dirige, pode quer equipamento que dê mais potência ao som instalado no automóvel. Porém, alguns fatores devem ser levados em consideração antes de fazer essa modificação.

A primeira é respeitar os limites estipulados pela legislação brasileira. Segundo a legislação, a altura permitida para ouvir música no carro é de 80 decibéis, que são medidos a uma distância de 7 metros. Outro ponto de atenção que você deve ter é conversar com o profissional que irá fazer a instalação do equipamento no seu veículo, para que não haja sobrecarga no sistema elétrico do seu carro.

Preciso comunicar ao Detran sobre o meu carro personalizado?

Nenhum carro pode sofrer alterações sem que haja uma comunicação formal à Delegacia de Trânsito da região onde você vive. E se você dirigir com o seu carro customizado de forma irregular, ou seja, sem avisar às autoridades, poderá perder 5 pontos na CHN e levar uma multa de R$ 195,23, pois é considerado uma infração grave.

Como você pode perceber, existem diversas restrições a serem seguidas se você deseja customizar o seu carro, mas não é nada impossível!

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e se tiver qualquer dúvida, conte que te respondemos rapidinho!

Até a próxima!


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Thiago de Almeida Gonçalves · 25 de junho de 2020 às 14:47

Achei muito boa as dicas mais eu tenho uma duvida , quanto a modificações no chassi com alongamento do capo ou aumento do porta malas , exemplo: a serie da netiflix midas do ferro velho

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.