ABS, ESP e EBD: Saiba o que significa antes de comprar um veículo.

Publicado por Hipervarejo em

Certamente você já se deparou com algum dos termos ABS, ESP e EBP quando o assunto é carro, né? Mas você sabe qual a diferença? 

Nem sempre é fácil entender os termos e siglas que fazem parte da operação do veículo, ainda mais se tratando de assuntos tão técnicos. 

Porém, se você possui ou pretende possuir um veículo, deve saber o que significam essas siglas, qual o funcionamento e desempenho de cada uma delas. 

Neste texto, trazemos alguns termos relacionados ao sistema de freio. Mais especificamente o significado de ABS, ESP e EBD. Continue a leitura e saiba exatamente o que significa cada uma. 

 

ABS 

Provavelmente você já ouviu falar sobre freios ABS (Antilock Braking System). 

E até pouco tempo este era um artigo de luxos, somente os carros mais caros possuíam. Porém essa tecnologia passou a ser obrigatória em todos os carros fabricados a partir de 2014. 

O ABS atua como um sistema auxiliar aos freios. Sua função é evitar o travamento das rodas em frenagens mais severas. Nestas ocasiões é comum a derrapagem e consequentemente, acidentes. 

Um sinal de que o ABS foi acionado é a trepidação no pedal do freio. O sistema força o pedal de volta para aliviar a pressão da frenagem. 

Este sistema é bastante efetivo e apresenta diversas vantagens. Algumas delas são a redução da distância de frenagem do veículo, aumento da estabilidade e redução dos desgastes do pneu. 

 

EBD 

EBD (Eetronic Brake Force Distribution) é outro termo bastante conhecido por motoristas. Ele atua em conjunto com o ABS. 

Ele atua como uma central de monitoramento dos freios, avaliando diferentes informações, como rotação das rodas, ângulo e tração. A partir destes dados o sistema pode atuar de maneira mais eficiente. 

O EBD ainda não é um item obrigatório de fábrica, mas grande parte das montadoras já o inclui nos projetos mais recentes. 

 

ESP 

Outro recurso tecnológico é o ESP (Eletronic Stability Program). Ele atua otimizando a trajetória e dirigibilidade do veículo em mudanças repentinas de direção ou curvas acentuadas em alta velocidade. 

Ele depende de diferentes sensores instalados em todos os eixos do veículo e atua fazendo leituras constantes e encaminhando as informações para o modulo central do sistema. 

 

Os três sistemas associados aumentam significativamente a segurança. Além das situações de frenagem, ele atua também para corrigir eventuais desvios ocasionados pela dinâmica de peso, velocidade e outras variáveis. 

 

Conheça também outras siglas 

EAS é  um sistema de controle de tração do veículo. A partir de sensores e leituras nos eixos do carro, ele detecta qual a melhor maneira de distribuir a força do motor para as rodas. 

Um exemplo claro do funcionamento EAS é quando o veículo precisa passar por uma vala e uma das suas rodas perde contato com o solo. Assim, o que o sistema faz é tracionar apenas os eixos que estão em contato com o solo e podem fazer como que o carro ultrapasse o obstáculo. 

BAS é um sistema de auxílio a frenagem. Seu funcionamento é bastante simples: o que ele faz é aumentar a carga da frenagem quando detecta que o motorista acionou o pedal bruscamente. 

Por fim, como vimos, diversas siglas estão associadas ao sistema de freio do seu veículo, ABS, ESP e EBD são só algumas delas.  

Conhecer mais a fundo essas tecnologias é fundamental na hora de escolher um carro novo, por exemplo, além de ser um fator que contribui para a sua segurança. 

No mais, é importante lembrar que, por se tratar de sistemas tecnológicos mais técnicos, é sempre recomendado fazer as manutenções preventivas e corretivas com profissionais especializados. 

 

Quer conhecer o significado de mais alguma sigla? Comente aqui.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.