A hora certa de trocar buchas, batentes e coxins do amortecedor.
O momento ideal para trocar o amortecedor é quando a sua vida útil está próxima do fim. Nessa hora, os amortecedores começam a perder suas funcionalidades. Ou seja, o carro passa a balançar mais que o normal, dando aquela sensação de barco navegando.
O ideal é que, a cada 10.000 km, seja feita uma revisão para checar o estado e a necessidade de troca dos coxins. O preço para manutenção ou troca dessas peças costuma variar de acordo com o modelo do automóvel.
O sistema de suspensão e direção do veículo opera de forma integrada, ou seja, todos os itens formam um só conjunto, cujo objetivo é manter os pneus em contato com o solo e, ao mesmo tempo, assegurar o conforto de rodagem para os ocupantes.
Por mais insignificante que pareça, um único componente danificado ou desgastado pode alterar o funcionamento de todo o conjunto, comprometendo a eficiência do conjunto e gerando riscos aos ocupantes do veículo.
Além do estado dos amortecedores e das molas, uma série de problemas podem ser atribuídos a defeitos nos componentes da suspensão, tais como pneus com desgaste irregular, ruídos rodagem, estabilidade comprometida e até mesmo o desgaste prematuro dos itens principais, os amortecedores e molas.
Assim, antes de condenar e trocar o amortecedor e a mola, é fundamental avaliar o estado dos componentes de borracha do conjunto. Buchas de bandeja ressecadas ou trincadas podem alterar o movimento e o posicionamento das mesmas, provocando ruídos e ângulos incorretos de câmber e cáster nas rodas.
Outros fatores a serem considerados são os ruídos excessivos e folgas, que podem vir dos pivôs (ou juntas esféricas) existentes nas bandejas e terminais de direção, da bucha do braço auxiliar presente em alguns modelos, das bieletas e buchas da barra estabilizadora.
Fique atento também aos coxins de apoio de motor e câmbio quando apoiados ou não no quadro de suspensão. Estes coxins em mal estado de conservação provocam vibrações e movimentos excessivos do conjunto motor e câmbio, o que gera ruídos, trancos nas acelerações e até pular a marcha, que é quando a marcha escapa.
Os amortecedores são fabricados para durar, em média, 40 mil quilômetros, mas isso pode variar dependendo da forma de condução do motorista e o tipo de uso do veículo.
Por fim, mas não menos importante, ao fazer a substituição de qualquer componente no sistema de direção e suspensão, escolha marcas de qualidade e confiança.
Você sabia que no Hipervarejo você conta com os melhores discos de freio da marca ZF, SACHS E TRW? Confira nos links abaixo.
www.hipervarejo.com.br/sachs
www.hipervarejo.com.br/trw
Rode em segurança, rode com as Autopeças do Hipervarejo
Fonte: https://dana.com.br
Publicar comentário