Quer Montar Sua Própria Oficina? Confira Essas Dicas
Está pensando em abrir a sua própria oficina? Se a resposta for sim, este conteúdo foi feito pra você.
Você provavelmente já tem alguma afinidade com o ramo, não é mesmo? Uma oficina mecânica, quando bem gerenciada é um negócio bem lucrativo, porém, requer conhecimentos específicos, não só sobre conserto automotivo, mas também sobre gestão de negócios.
Antes de continuar, confira nossas ofertas em ferramentas.
Confira agora 7 dicas para abrir a sua própria oficina mecânica.
Ofereça serviços especializados
Oferecer serviços especializados irá te destacar da concorrência. A tecnologia disponível para detectar e solucionar problemas se desenvolve em um ritmo acelerado, e os profissionais precisam acompanhar estas atualizações, ou ficarão pra trás.
Conte com o auxílio de consultorias especializadas
Existem muitas consultorias especializadas que podem te ajudar nos processos mais burocráticos da abertura de um negócio. Questões administrativas, financeiras, de recursos humanos e até mesmo de marketing podem ser resolvidas com mais facilidade com ajuda de empresas especializadas, como o Sebrae. Esses processos são essenciais para conseguir financiamento bancário e regularização junto aos órgãos responsáveis.
Foque em uma ramificação especifica
As maiores oficinas do mercado oferecem diversos serviços. Borracharia, funilaria e pintura, elétrica, injeção eletrônica e vários outros reparos. Mas para quem está começando, um leque menor de serviços oferecidos, onde você pode oferecer um serviço excepcional, é a opção mais assertiva.
Tenha um plano de ação
Tenha um plano detalhado de tudo que será necessário para ter uma oficina de sucesso. Coloque no papel todos os maquinários equipamentos e custos necessários. Especialize-se no serviço que quer oferecer, ou contrate especialistas para realizar serviços específicos. Pense em uma estratégia de divulgação e tenha critério na hora de colocar as ideias em prática.
Encontre oportunidades
A cerca de uma década, o sistema de freios ABS era um item de luxo, e poucas oficinas tinham o conhecimento necessário para realizar reparos nas peças. A partir de 2014 esse sistema se tornou obrigatório, e as oficinas que já realizavam o serviço saíram na frente das outras, e alavancaram seu faturamento.
Invista em sua equipe
Ninguém é bom em tudo. Para se destacar, você vai precisar de pessoas com áreas de expertise diferentes da sua. Uma equipe qualificada aumenta o nível de satisfação dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes.
Invista em tecnologia.
Não se esqueça da tecnologia. Assim como os veículos, as ferramentas de uma oficina mecânica estão cada vez mais sofisticados. Um belo exemplo são os scanners, que ajudam a identificar problemas no motor sem a necessidade de desmontá-lo todo.
Abrir uma oficina mecânica pode ser uma boa ideia, mas como você viu aqui, não basta o seu amor por veículos. É necessário arregaçar as mangas e colocar seu plano de negócio em prática.
Confira também aqui no Hiper Garagem, o que não pode faltar na sua oficina mecânica.
Publicar comentário