Para Que Serve a Válvula Termostática?

O motor de um veículo é composto por várias peças que trabalham em conjunto, garantindo uma boa performance e economia de energia. 

A temperatura do motor é um fator muito importante, já que se não controlada, pode levar a fundição de várias peças internas e até a explosões. 

Para garantir que a temperatura permaneça em níveis normais, o sistema de arrefecimento controla a temperatura do motor. A boa funcionalidade do sistema te ajuda a economizar com revisões e reparos. 

Continue nesta postagem e saiba as principais informações sobre a Válvula Termostática. 

 

Válvula termostática 

O sistema de arrefecimento, onde ficam diversas peças, dentre elas o radiador, é acoplado ao motor e através dele circula água e ar. O sistema é responsável por mais de 40% das falhas em motores. 

A válvula termostática tem um papel fundamental no funcionamento do sistema. Ela realiza o trabalho de controlar o circuito desse sistema, permitindo ou não a troca de calor entre o líquido do motor e o do radiador. Esse componente tem, em sua composição, uma cera expansiva com dilatação específica. 

Ao ligar o motor, essa peça se mantém fechada. Com isso, a temperatura começa a subir gradativamente até atingir valores próximos a 90 graus. Nesse momento a válvula se abre, e o circuito do motor é interligado ao circuito do radiador, permitindo a troca de calor e o controle da temperatura. 

 

Problemas e soluções 

Antes de citarmos os problemas, é importante frisar que os sintomas aqui mencionados também podem estar atrelados a outros problemas. Entre eles: vazamento de líquido para as mangueiras, mau funcionamento do eletroventilador, baixo nível do líquido de arrefecimento entre outros. 

Superaquecimento 

O pesadelo de qualquer motorista. O travamento da válvula termostática fechada causa o problema. Esta situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas dentro do motor, bloqueando a ligação com o radiador. Com isso a temperatura até o ponto de superaquecer. Este problema pode levara fundição das peças. 

Maior consumo de combustível 

Quando a válvula trava aberta, ou quando ela é removida, o líquido de arrefecimento acaba sendo super esfriado, fazendo o motor trabalhar em temperaturas abaixo do ideal. 

Esta situação gera uma maior necessidade de combustível para gerar a queima na câmara de combustão. 

Atrito e desgaste da peça

O super esfriamento pode comprometer a eficiência da lubrificação do motor. Isso ocorre, pois as peças internas foram desenhadas para trabalhar a uma determinada faixa de temperatura, com um nível de dilatação específico. 

Caso o motor atue por muito tempo em temperaturas abaixo do esperado, haverá um espaço maior entre as peças, dificultando a lubrificação, causando atritos e consequentemente, desgastes. 

Válvula suja 

A mistura de diferentes tipos de líquidos de arrefecimento, acaba gerando um acúmulo de lodo e escamas no interior da válvula, entupindo o termostato. 

 

 

 

A manutenção preventiva é a maneira mais inteligente de evitar problemas. A troca do líquido de arrefecimento e inspeção de vazamentos deve ser feita periodicamente. 

Além disso, boas práticas de direção são fundamentais. Evite usar marchas elevadas em subidas ou transportar excesso de cargas. 

Nunca utilize o veículo sem a válvula termostática, e em caso de defeito na peça, substitua imediatamente. Isso evitará falhas em outros componentes. 

Publicar comentário