Quando trocar o radiador do meu veículo?

Publicado por Hipervarejo em

Ter pequenos cuidados com o radiador do seu veículo pode te poupar de um enorme prejuízo. Não tem esse hábito? Pensando em ajudar você que tem dúvidas sobre esses cuidados, preparamos este conteúdo para esclarecer o assunto.

Qual a função do radiador?

O radiador é um componente fundamental para o veículo, ele é feito de metal e tem a finalidade de resfriar o motor e impedir que o calor excessivo provoque uma espécie de dilatação excessiva ou a fusão de peças que compõem o motor.

Como ele funciona?

Dentro de um radiador existem vários canais, que podem ter diversos formatos, entre eles os de tubos ou colmeias. Essa estrutura possibilita a troca de ar e líquido, fazendo que aconteça uma espécie de troca de calor. Para o funcionamento ideal do motor de carro, por exemplo, o radiador precisa operar na temperatura entre 115ºC e 135ºC.

Mais detalhadamente falando, o processo funciona assim: Quando o motor do veículo é acionado, um líquido que passa pela tubulação absorve o calor gerado através da queima do combustível. Chegando ao radiador, a temperatura do líquido é reduzida com a ajuda de uma ventoinha e do próprio ar externo que entra no veículo. E quando o líquido é refrigerado, ele retorna ao propulsor e o processo se reinicia.

O líquido que circula pelo motor é formado por uma mistura de água e um aditivo especial, e sua função é aumentar a temperatura e fazer com que o fluido comece a ferver. Sem essa combinação, o líquido só chegaria aos 100ºC, uma temperatura considerada bem abaixo da média recomendada para o funcionamento do veículo.

Quando trocar o radiador?

Esse componente não necessita de trocas tão constantes, mas é sempre importante lembrar que um radiador danificado pode trazer graves danos para o motor do seu veículo. Por isso é fundamental que se faça manutenções preventivas, para verificar o nível de água do radiador e se o seu funcionamento está correto.

Se você precisar completar o fluído do radiador constantemente, pode ser que ele esteja com algum vazamento, neste caso é melhor trocá-lo por um novo. Se você observar um líquido muito escuro no radiador e sinais de ferrugem, também fique em alerta. Prestar atenção na temperatura do seu motor é extremamente importante, pois se ela começar a subir excessivamente, é melhor levar o veículo para uma oficina mecânica especializada.

É importante frisar que vale muito a pena investir em um radiador de qualidade, pois dessa forma ela não vai necessitar de trocas constantemente, pois costuma ser bastante durável e dificilmente trará problemas para você. Nós recomendamos os da marca Valeo, que além de presença forte no mercado, oferece um ótimo custo benefício. Na hora de trocar o seu, conte com o Hipervarejo, clique aqui e acesse a loja oficial da Valeo. Acesse o nosso site e aproveite as ofertas sem sair do conforto da sua casa.

Até a próxima!

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.