Você sabe para que serve a Bobina de Ignição?

Publicado por Hipervarejo em

A função da bobina de ignição é transformar a tensão da bateria em alta tensão necessária à formação da centelha. Essa tensão é então transferida para as velas de ignição, onde são produzidas as faíscas que realizam a combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor.

Normalmente, o item original dura mais de 200 mil quilômetros, porém a vida útil pode ser reduzida dependendo da condição de uso do veículo e da revisão nas velas de ignição, cabos supressores e alternador.

Quais sintomas podem indicar problemas com a bobina de ignição?

Os sinais percebidos pelo motorista é similar aos sintomas indicados quando outras peças do sistema de ignição e injeção eletrônica estão com defeito:

  • Quando houver aumento do consumo de combustível;
  • Quando há perda de potência do motor;
  • Quando o motor falha engatado em marcha lenta;
  • Quando há dificuldade em dar a partida no carro;
  • Quando o motorista sente solavancos do motor, principalmente em altas velocidades ou situações em que o motor é muito exigido, como nas subidas.

Cuidados e recomendações sobre a bobina de ignição

  • Sempre utilize bobinas com as especificações recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário ou na mecânica de sua confiança que dispõe de material para isso.
  • Na maioria dos casos que a bobina está defeituosa, tanto as velas quanto os cabos de vela também foram danificados, sendo que também é necessário fazer a substituição dessas peças.
  • Existem dois tipos de bobina. A mais comum é aquela que se conecta com as velas através dos cabos, mas também existem bombas que ficam conectadas diretamente nas velas de ignição.
  • Verifica se não existem trincas ou oxidações no corpo, conector e nos terminas da bobina.

Mantenha uma manutenção preventiva, use bobinas da BOSCH no seu veículo. Confira no site do Hipervarejo as melhores condições.

Categorias: Mecânica

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Sidnei · 8 de janeiro de 2023 às 10:12

adorei me ajudo bastante

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.