Carros autônomos no Brasil serão realidade em breve? Entenda a questão

Publicado por Hipervarejo em

Afinal, teremos ou não carros autônomos no Brasil? A tecnologia que está ganhando o mundo automotivo no exterior, liderada principalmente pelas gigantes da tecnologia como a Tesla, o Google e o Uber, ainda parece estar longe de ser comum em nosso país.

Isso porque a questão envolve pontos diferentes que merecem muita atenção, como uma mudança massiva da legislação e os investimentos na tecnologia e pesquisas relacionadas.

Para te deixar por dentro dessa questão, o blog Hiper Garagem te guia por todos os pontos essenciais para entender o assunto. Olha só:

Existem carros autônomos no Brasil? 

Até então, o Brasil conta com apenas um carro autônomo nacional: o e.coTech4, lançado no início de 2020. O modelo é fabricado por uma startup que tem sede em Curitiba, chamada Hitech Electric.

Entretanto, ainda não temos legislações que permitam os autônomos transitarem pelas vias públicas e, por esse motivo, o modelo brasileiro foi criado com o intuito de ser usado apenas em espaços privados, como os ambientes internos das grandes fábricas.

Também não se engane pensando que se trata de um modelo de luxo, com aquela imagem que temos dos carros futuristas criados pela ficção, o e.coTech4 é compacto, chega apenas aos 50 km/h e pode rodar até 100 km a cada recarga.

Isso significa que o brasileiro, infelizmente, ainda não pode pegar a estrada ou fazer o trajeto até o trabalho pelas vias rápidas da cidade sem se preocupar com a direção.

A boa notícia é que esse modelo é recarregado em qualquer tomada, dispensando a necessidade de pontos específicos de recarga, o que também exigiria custos a mais no bolso de quem quer aproveitar a tecnologia.

Podemos considerar que o modelo significa apenas o início da história brasileira com esse tipo de veículo, que ainda precisa de muito desenvolvimento para alcançar realidades que estão mais próximas de se concretizar em países como os Estados Unidos e a Alemanha.

Motivos que nos impedem de ter carros autônomos no Brasil 

A livre circulação dos carros autônomos no Brasil não é uma questão tão simples de resolver. Se só pensarmos na mudança de legislação já podemos ter noção de quão complexa essa mudança é. Mas se considerarmos os outros motivos que impedem o cenário se concretizar, percebemos que o buraco é mais embaixo. Veja abaixo os pontos principais:

A legislação de trânsito

Se consultarmos o Código de Trânsito Brasileiro, instaurado em 1997, podemos ver em seu artigo 252 que é considerado infração média penalizada com multa o ato de dirigir o veículo “com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo”.

Esse é um dos entraves legislativos, presente no maior conjunto de leis de trânsito do nosso país, que impedem o sonho dos carros autônomos no Brasil se tornarem realidade. Além desse ponto, outras leis precisam ser alteradas e novas precisam ser criadas para prepararmos um ambiente seguro e regulamentado para o trânsito dos autônomos.

A grande questão: quando um acidente ocorrer, de quem é a culpa?

Um debate jurídico, e de certa forma ético também, que entrava a normalização dos carros autônomos é relacionado à culpabilização dos envolvidos em caso de acidentes.

Por exemplo, se um carro autônomo no Brasil atropelar uma pessoa, de quem é a culpa? Do motorista, que estava distraído e se ocupando com outras coisas por confiar na tecnologia do carro, da montadora que criou a tecnologia ou do fabricante da peça que apresentou o defeito que ocasionou o acidente?

Além disso, o mercado de seguradoras também é envolvido. Que empresa do setor aceitaria cobrir o seguro de um veículo com tantas incertezas sobre a sua condução?

Não pense que essa é uma questão apenas relacionada ao Brasil. No resto do mundo, ninguém chegou a uma resposta satisfatória para todos os lados também.

A falta de cobertura 5G em todo o território

Outro ponto essencial para normalizar o trânsito dos carros autônomos em nosso país é a simples necessidade de conexão com a internet que esses veículos têm. Não apenas qualquer internet, mas uma internet de boa qualidade, com a velocidade ideal para acessar dados de GPS, informações de trânsito e outros dados disponíveis na rede para proporcionar o perfeito funcionamento do veículo.

Como você bem sabe, estamos longe de cobrir todo o território brasileiro com o sinal de internet 5G. Questão essa que exigirá trabalho por parte das operadoras telefônicas para tirar a ideia do papel.

Os altos custos da tecnologia

Precisamos considerar que essa questão também envolve dinheiro, e muito! Até porque a tecnologia é extremamente nova e exige muitos estudos e aparelhos de ponta. Portanto, para produzir um único carro autônomo a montadora precisará investir em profissionais de alto padrão, maquinário de precisão e matérias primas de custo altíssimo.

Também é preciso considerar que os profissionais envolvidos nesse processo, como os cientistas de dados e engenheiros especializados, não são de áreas amplamente estudadas. Ou seja, encontrar pessoas capacitadas para trabalhar na produção desses veículos também é uma missão desafiadora.

Colocando na ponta do lápis, o investimento da montadora será gigantesco. Agora considere o custo de venda desse veículo para o público… Quantas pessoas teriam o cacife para adquirir um desses?

Quando teremos carros autônomos no Brasil?

Nesse ponto, você já sabe a resposta dessa pergunta, não é mesmo? A questão dos carros autônomos no Brasil é muito incerta e, por isso, sabemos que não poderemos desfrutar de todas as facilidades dessa tecnologia tão cedo. Pode ser que leve uma década ou mais de uma.

Aquele cenário utópico em que ninguém mais precisa se preocupar em pegar o volante no caminho do trabalho ainda continua reservado à ficção científica mesmo. Mas e você, o que pensa dessa questão? Deixe seu comentário no fim desse post e nos diga como você enxerga as mudanças necessárias para admitirmos os carros autônomos no Brasil.

E se quiser estudar mais sobre esses veículos, continue a leitura em nosso blog conferindo nosso post que responde a fundo a questão “O que são carros autônomos?”. Te esperamos por lá!

Categorias: Curiosidades

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

1 comentário

Cars · 30 de outubro de 2021 às 23:30

Obrigado pela informação depois de quase duas horas
buscando o que precisava. Compartilhei também no meu
twitter.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.