Por Que os Carros Estão Tão Caros no Brasil
Alta no dólar, inflação, crises econômicas. Entenda agora o motivo dos veículos estarem tão caros.
Uma avalanche de fatores aconteceu ao mesmo tempo nos últimos anos. Um veículo popular zero que antes custava 50 mil reais, hoje não é encontrado por menos de 100 mil.
Essa subida expressiva dos preços não afetou somente os veículos zero. O valor dos seminovos e usados também subiram muito. Dependendo do modelo, os valores praticados chegam a ser maiores do que cobrado pelo mesmo veículo, só que novo, a três anos atras.
Mas por que este aumento tão significativo? Quais os fatores para a alta nos preços?
Por que os carros estão tão caros?
Com a pandemia, muitas indústrias pararam de funcionar. Outras deram destaque as indústrias ligadas a área da saúde, deixando outras indústrias carentes de componentes.
Este é o caso dos semicondutores. Estas peças estão presentes em tudo: carros, televisores, computadores etc. Como a pandemia forçou as indústrias a pararem de funcionar, as empresas produtoras passaram a dar preferência a indústrias de outros ramos, deixando as montadoras no fim da fila.
Sem os componentes, as fabricas pausaram novamente as produções, levando a uma escassez de veículos novos no mercado, elevando o preço das poucas unidades produzidas.
Outros fatores como o aumento no custo de energia e do frete também acabaram sendo repassados aos clientes.
Qual o motivo do aumento de peço dos usados e seminovos?
Com a falta de veículos novos, aumentou a demanda por veículos seminovos e usados. Com muita gente atras de veículos e o despreparo do mercado para atender, os preços sobem as alturas.
Para se ter uma ideia, uma concessionária levava mais de dois meses para revender um veículo usado. Hoje em dia esse prazo não chega a 30 dias.
Em resumo: quem ia comprar um carro zero acaba comprando um seminovo, quem ia comprar um seminovo compra um usado e quem ia comprar um usado não compra nada.
Não, a culpa não é só da pandemia.
Apesar dos problemas na indústria, a verdade é que os valores já vinham subindo a um bom tempo. Os consumidores estão cada vez mais exigente quanto as tecnologias dos veículos.
Essa exigência tem um custo elevado para as montadoras. Todo gasto com recursos e tecnologias são repassados aos clientes.
Além disso, o mercado exige uma série de equipamentos que encarecem o preço, como por exemplo o airbag. A alguns anos o item era artigo de luxo, e hoje se tornou essencial para qualquer veículo.
Segundo especialistas, o mercado deve voltar à normalidade em 2023, com a normalização da produção dos veículos novos.
Mas para o consumidor, nada muda. Os preços tendem a se estabilizar, mas não haverá redução de preço comparado aos valores atuais.
Isso se deve ao valor dos impostos, que em veículos novos chega a 50% do valor do carro.
Qual a sua opinião sobre esse aumento no valor dos veículos?
Publicar comentário