O Que Acontece Se Pisar Na Embreagem E No Acelerador Ao Mesmo Tempo?

Publicado por Hipervarejo em

Ah, ela! A embreagem. Aquele sistema presente em todos os veículos e que alguns condutores nem sabem como funciona.

A embreagem gera muitas dúvidas. Todo mundo sabe que é importante, mas poucos sabem para que serve a embreagem.

Como aumentar a vida útil da sua embreagem?

Não mantenha o pé sobre a embreagem ao dirigir

Parece óbvio, mas existem muitos motoristas que nem se atentam de que estão descansando o pé em cima do pedal, ao dirigir. Quem descansa o pé em cima do pedal faz com que ela se gaste bem mais rápido. São muitos os casos de troca da peça, por causa deste hábito.

Não mantenha o carro parado usando a embreagem

Até mesmo bons motoristas acabam cometendo esse erro, apenas por costume, ou porque é mais fácil assim. Segurar o carro em um semáforo ou em uma subida usando a embreagem é o mesmo que fazer com que ela se gaste mais rápido, propositalmente. Sempre acione o freio, e deixe o carro em ponto morto, quando estiver em uma subida.

Faça verificação do cabo e regulagem com regularidade

Se o seu carro não tiver embreagem de acionamento hidráulico, ela é acionada por um cabo. Esse cabo tem que ser verificado, caso o acionamento do sistema não esteja macio e sem barulhos.

Faça a uma regulagem da altura do pedal, caso esteja achando alta ou baixa demais.

Não coloque seu carro em subidas muito íngremes, ou terreno deslizante

Se você anda em uma subida muito íngreme, seu carro não consegue subir nem mesmo em primeira marcha. Evite forçar o carro a subir usando a embreagem. Isso é péssimo para o seu veículo, além disso, terrenos escorregadios também exigem o uso errado da embreagem, para forçar o carro a subir.

Verifique se o pedal está trepidando ou se a embreagem está patinando

Estes dois sinais podem significar que existe algo de errado com o conjunto da embreagem do seu carro. Pode ser disco empenado ou disco desgastado demais, neste caso tem que ser efetuada uma troca.

Não faça reduções de marcha muito exageradas

Sabe aquela redução de marcha tão drástica, que você sabe que a marcha inferior vai entrar e jogar as rotações lá pra 5.500, 6.000? Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

E o que atrapalha a vida útil do carro?

Como controlar a embreagem na subida ou descida?

O controle da embreagem em ladeiras ajuda vc a manter o veículo parado em subidas ou descidas sem utilizar os freios, usando os pedais de embreagem e acelerador. Quando estiver em uma subida, será necessário utilizar a primeira marcha. Em descidas, coloque em marcha ré. Confira o passo a passo.

O primeiro passo é saber controlar o meio pedal no seu carro para conseguir equilibrar junto com o acelerador. Cuidado para não pisar mais em um pedal do que em outro.

Se em uma subida, o carro se movimentar para frente, significa que você passou da meia e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se descer, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Para que serve o controle de embreagem?

O controle de embreagem é um recurso a mais que o motorista tem no dia a dia. É muito comum utilizá-lo ao estacionar, seja em subidas ou descidas, mas também pode ser útil em algumas situações cotidianas no trânsito.

Digamos que o motorista chegue em um leve trânsito em uma subida íngreme. Em vez de parar o carro e até mesmo utilizar o freio de mão para sair depois, o recurso escolhido pode ser o controle de embreagem para conseguir sair com o carro sem precisar utilizar o freio (comum ou de mão).

Fazer controle de embreagem prejudica o carro?

A manobra é muito útil em alguns momentos do dia a dia, porém, quando é feita por um longo período, pode prejudicar o carro ao longo do tempo.

Localizado entre a caixa de câmbio e o motor, a peça é responsável por transmitir a força gerada pelo motor para a caixa de câmbio. Entre os seus componentes, estão: disco, platô e o rolamento. Importantíssimos para o conjunto seguir em pleno funcionamento, elas podem se desgastar com o uso do controle de em excesso.

Confira aqui as promoções da LUK, a melhor do país.


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.