O que a Mola Helicoidal faz?
A mola helicoidal é uma das principais peças do sistema de suspensão, atuando junto aos amortecedores. Ela é responsável pela resistência da suspensão, principalmente quando o motorista dirige por estradas acidentadas.
Essa peça também ajuda a regular a altura correta do veículo e suportar o peso colocado nele. Quer entender mais sobre esta peça? Continue lendo que nós vamos te explicar tudo.
O que é Mola Helicoidal?
Como já citamos, as molas helicoidais fazem parte do sistema de suspensão. Ela trabalha com o amortecedor na movimentação, garantindo a altura do veículo em relação ao solo, mesmo que o terreno não seja linear.
A mola geralmente é feita de aço temperado, e está presente na maioria dos veículos atuais. Na maioria dos veículos ela está localizada ao redor do amortecedor, mas em veículos mais pesados elas são montadas separadamente.
Para que serve a mola helicoidal?
A principal função da mola é não deixar seu carro desmontar quando você dirige de qualquer jeito em estradas ruins. Brincadeiras à parte, além de absorver impactos a mola também ajuda a suportar o peso do veículo, e não deixar que a força da gravidade rebaixe o seu carro sem a sua intenção.
Além disso, a peça é capaz de absorver parte dos impactos pela suspensão. As molas comprimem quando o veículo passa por um buraco ou quebra mola. Quando comprimidas, elas absorvem uma energia, que é controlada pelo amortecedor, após isso, o amortecedor suaviza os movimentos até que volte a posição original.
A mola é fixada por meio de um coxim ou uma bucha, que evitam que a mola tenha contato direto com a carroceria, o que causaria rangidos e desgaste em excesso na peça. Apesar de ser feita de um material resistente, a mola apresenta desgaste com o decorrer do tempo, por isso é necessário que essa peça seja revisada de tempos em tempos.
Quando é preciso fazer a troca das molas?
Com o uso frequente do veículo, é normal o desgaste das peças, que perdem a resistência e começam a ceder. Um sintoma do desgaste nas molas helicoidais é a redução na altura do veículo.
Outro desgaste perceptível aos condutores é quando o veículo começa a tombar para frente ou para trás. Caso exista uma diferença significativa de um lado para o outro, é bem provável que a mola esteja quebrada.
Os problemas mencionados são ainda mais perceptíveis caso o veículo esteja carregando peso, com um ou mais passageiros nos bancos traseiros. Caso você verifique algum sinal, procure uma oficina mecânica o mais rápido possível, para que ele cheque se o problema realmente é a mola, e faça a troca, se necessário.
Onde comprar mola helicoidal e outras peças do sistema se suspensão?
Aqui no Hipervarejo, além de garantir o melhor preço do mercado, você recebe peças das melhores marcas do Brasil e do mundo, no conforto da sua casa. Além disso, você pode parcelar as suas compras em até 10x sem juros, além de diversos descontos.
Publicar comentário