Abasteci meu carro com gasolina adulterada! E agora?
Quem já percebeu algum dos vários problemas que a gasolina adulterada pode causar no seu carro logo depois de abastecer sabe o desespero que bate. Será que vou precisar levar no mecânico? E o dinheiro que eu paguei para o posto? Eu continuo rodando e espero a “gasolina” acabar ou faço a troca imediata da gasolina?
Por isso é importante sempre abastecer em um posto de confiança. E se você for novo na região e não conhecer nenhum, é seu direito pedir o teste da gasolina no posto na hora de abastecer.
O que é a gasolina adulterada?
A gasolina adulterada – também chamada de “batizada” ou “falsa” -, é a gasolina que é misturada com outros produtos para “render mais” ao posto. A gasolina normal é misturada com água ou etanol e pode causar danos a diversas peças no veículo mesmo no primeiro uso. Perda de potência, aumento de consumo, maior desgaste das peças, excesso de corrosão e entupimento de bomba são apenas algumas dos estragos que a gasolina adulterada pode causar.
Como proceder caso eu abasteça com gasolina adulterada?
Adulterar gasolina é crime, e se o motorista se sentir lesado, pode (e deve) fazer a denúncia. É preciso guardar a nota fiscal do abastecimento e levar o carro até um mecânico de confiança, que fará o laudo dos danos causados pela gasolina. Então, a denúncia deve ser feita formalmente pela ANP e pelo Procon. O posto pode até mesmo ser obrigado a pagar pelos consertos do carro.
Já em relação a o que fazer com o carro abastecido, a recomendação é levá-lo até outro posto, pedir para esvaziar o tanque e então trocar a gasolina para evitar mais estragos. Com sorte seu carro pode até não ter sofrido grandes danos, mas é importante sempre denunciar.
Diz pra gente nos comentários o que mais você gostaria de ver aqui no nosso blog da Hiper!
51 comments