É hora de fazer a revisão antes das férias.

Publicado por Hipervarejo em

Nos períodos de férias, é muito comum encontrarmos carros parados no acostamento com o capô aberto, o pneu furado e o motorista ao telefone, chamando o socorro ante o olhar desolado dos passageiros.

Para não sermos os próximos a perdermos um tempo precioso das férias parados na estrada, é preciso fazer a checagem, ou melhor, a manutenção preventiva dos sistemas do carro, antes de pegar a estrada. A esse procedimento damos o nome de revisão de férias.

Se sua cidade, por exemplo, tem muitos buracos no asfalto, os pneus e amortecedores podem estar completamente desajustados. Por outro lado, se você mora na praia, a maresia pode ter comprometido alguns elementos de fixação. O modo de dirigir também é fator determinante na durabilidade dos componentes, especialmente do sistema de transmissão.

Portanto, para cada caso, é fundamental levar o seu carro em uma oficina especializada de sua cidade e pedir para fazer uma revisão de férias. O mecânico provavelmente já conhece as principais avarias encontradas nos carros locais e dará maior atenção para esses detalhes.

Fora da oficina, você pode avaliar alguns sistemas e subsistemas do automóvel, como pneus, luzes do painel, fluidos e outros, para ter uma viagem segura e tranquila. No decorrer deste texto, você encontrará o que fazer nesses e em outros componentes.

Como fazer a revisão de férias?
Para começar é preciso de tempo, pois dificilmente você vai encontrar uma oficina mecânica disponível de uma hora para outra. Portanto, reserve no mínimo uma semana para fazer a revisão de férias.

Naturalmente, você não quer gastar horrores com substituições desnecessárias de peças. Por isso, é muito importante que você gerencie as peças trocadas cada vez que for à oficina. Se, por exemplo, você trocou o filtro de ar recentemente e ele está dentro do prazo de manutenção preventiva, não faz sentido você substitui-lo novamente.

Sempre é bom ir em mais de uma oficina, a fim de encontrar aquele estabelecimento que tenha mais disponibilidade, que preste o melhor serviço e que tenha peças de qualidade sempre a sua disposição.

Suspensão
A suspensão é responsável por garantir o conforto aos ocupantes e estabilidade do veículo em manobras e frenagens. Esse importante sistema consiste de:

  • pneus;
  • amortecedor;
  • mola;
  • braço oscilante;
  • pivô;
  • barra estabilizadora.

O primeiro passo para conservar o sistema de suspensão é manter o seu carro sempre alinhado. No alinhamento as rodas devem ser inspecionadas, pois não é possível realizar um bom alinhamento se houver folgas.

Falhas no sistema de suspensão podem causar descontrole na condução do carro, movimento excessivos ao passar em lombadas, rangidos ou pancadas secas na carroceria, aumento na distância de frenagem e desgaste prematuro dos pneus.

A manutenção preventiva da suspensão é muito importante, pois é esse sistema que permite total controle sobre o carro e trafegar com conforto e segurança.

Confira os itens de segurança
Para garantir uma viagem tranquila, só falta conferir se os itens de segurança obrigatórios estão em ordem. Verifique o cinto de segurança, o extintor de incêndio, a buzina, o limpador depara-brisa, o freio de mão e o triângulo. Além do estepe, que já mencionamos, o macaco hidráulico e a chave de roda também devem estar em bom estado.

Tendo tudo isso em mente, podemos concluir que só temos a ganhar com a revisão, concorda? Tomando os cuidados citados você evita problemas que podem custar tempo, dinheiro e comprometer a segurança de todos os ocupantes do veículo.

Na hora de comprar o seu amortecedor, confira sempre antes as ofertas de Monroe nos canais do Hipervarejo. Acesse: hipervarejo.com.br/monroe e boa compra.  

Fonte: https://www.neneautomecanica.com.br/

Categorias: Segurança

Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.