Coronavírus sobrevive em superfícies por até 3 dias

Publicado por Hipervarejo em

A maçaneta do carro é um dos lugares onde você, com toda a certeza irá tocar, e portanto requer cuidado.

Uma pesquisa da The New England Journal of Medicine testou a sobrevivência do novo coronavírus (Covid-19) em diversas situações.

O resultado mostrou que o vírus consegue permanecer até três horas no ar, enquanto em superfícies mais ásperas como o cobre, até quatro horas.

Em embalagens de papelão, o vírus pode sobreviver até 24 horas e, em superfícies de plástico e aço inoxidável (maçanetas), até três dias.

Maçaneta pode transmitir coronavírus

Essa diferença tem explicação. Segundo Marcos Boulos, coordenador da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e médico infectologista, isso se deve ao fato de que o vírus sobrevive na saliva humana e, como esses materiais são mais “lisos”, portanto é mais fácil dessa secreção se fixar do que em superfícies rugosas.

Segundo Boulos, o plástico e o ferro não absorvem tanto quanto outros materiais. “O cobre tem a superfície mais áspera, e quanto mais brilhante e mais protegida, mais polida, a saliva fica mais tempo alí”, comenta.

Higienizar é necessário e pode evitar contaminação e a proliferação do vírus

A boa notícia, segundo ele, se deve ao fato dessas superfícies mais lisas serem mais fáceis de limpar.

formas de higienizar para previnir coronavírus

Para fazer a limpeza da peça, o indicado é usar álcool 70% ou sabonete neutro. E isso vale para as partes internas e externas do carro.

O sabonete neutro é aquele cujo pH (o índice de acidez, ou seja, poder de corrosão) é próximo da média, portanto ele não vai causar danos à maioria das superfícies, como a pele e a maioria dos materiais.

Já para aqueles que têm motos, a recomendação é a mesma: higienizar as superfícies do guidão, tanto as de plástico e borracha quanto as metálicas, e banco sempre que terminar de dirigir. “Mesmo com a luva, o mais indicado é lavar as mãos. Isso evita a contaminação por  Coronavírus”, comenta.

Lembramos que você pode contar com a Hipervarejo  mesmo nestes momentos de crise, estamos trabalhando normalmente para atender os nossos clientes. Acesse nosso site: www.hipervarejo.com.br .

Leia mais curiosidades sobre carros no nosso Blog.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!

Fonte: Autoesporte


Hipervarejo

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.