Como Funciona a Suspensão do Carro e Quando Trocar os Componentes
Muitos motoristas sentem até um frio na barriga na hora de rodar por estradas esburacadas. Afinal, qualquer dano na suspensão do carro pode provocar uma grande dor de cabeça. Mas será que você realmente sabe como funciona a suspensão do carro?
Como a suspensão do carro funciona?
A suspensão é a parte responsável pela estabilidade do veículo. O componente absorve os impactos com o solo e melhora a experiência de direção, fazendo com que o carro ande “macio”. No entanto, essa parte do carro não garante apenas o conforto, mas também é importante para a segurança do veículo. E qual é a razão disso? A resposta é simples. Sem a suspensão, o carro sofreria fortes impactos com o solo, o que reduziria a vida útil dos componentes e causaria trincas na carroceria.
Existem diversos tipos de suspensão, que variam de acordo com as necessidades do carro. Suspensões para carros familiares, por exemplo, priorizam o conforto em relação à estabilidade. Em esportivos, as prioridades se invertem.
Quais peças fazem parte da suspensão?
A suspensão é feita a partir de peças conectadas umas às outras. Embora existam tipos variados, algumas peças estão sempre presentes. São as que seguem:
- Amortecedor
O amortecedor ajuda a corrigir as irregularidades da pista, transmitindo o mínimo de abalos para o carro. Isso porque regula a abertura da suspensão, geralmente com o uso de um pistão e de algumas válvulas. - Mola
As molas são flexíveis e armazenam a energia mecânica da interação entre o veículo e o solo. Também são responsáveis pela altura do carro, influenciando a dinâmica de direção. Os amortecedores impedem que a mola comprometa a aderência com a pista. - Braço oscilante
O braço oscilante conecta as rodas ao chassi do carro, girando em acelerações, frenagens e derrapagens. Isso regula os movimentos e suporta as laterais nas curvas. - Pivô de suspensão
O pivô de suspensão une o chassi e a carroceria a algumas outras partes, como telescópio e cubo de roda. A peça recebe bastante peso, principalmente em períodos de aceleração e frenagem do veículo. - Barra estabilizadora
A barra estabilizadora mantém o carro nos trilhos e diminui sua inclinação em curvas. O componente faz com que os braços da suspensão compartilhem o mesmo eixo, equilibrando verticalmente o veículo. - Batente do amortecedor
O batente faz uso de uma borracha que envolve a haste da mola e ajuda a prolongar sua vida útil por meio da absorção de impactos. A deterioração costuma ser irreversível, sendo necessário efetuar a troca.
É importantíssimo que você se mantenha atento aos sinais de problema na suspensão. Isso porque é uma peça que influencia diretamente a direção e os movimentos do carro.
Quando trocar a suspensão?
O momento dos componentes da suspensão varia de acordo com a recomendação do fabricante. O mais recomendado é vistoriar as molas e os amortecedores quando o carro bater seus 20 mil quilômetros rodados — trocando esses componentes aos 40 mil. Ruas esburacadas são um fator acelerador para esse desgaste. Se você costuma rodar por estradas do tipo, vai precisar ficar de olho nas peças. Tenha em mente que as molas e os amortecedores trabalham em conjunto. Por isso, quando for trocá-los, o ideal é que não o faça de forma individual. É importantíssimo que você se mantenha atento aos sinais de problema na suspensão. Isso porque é uma peça que influencia diretamente a direção e os movimentos do carro.
Como você viu, a suspensão do carro é uma das partes mais complexas e importantes na hora de garantir a segurança. O componente conta com várias peças que precisam se manter em um bom estado para assegurar que está tudo ok com o veículo. Não se esqueça de que o peso aumenta o desgaste nos itens da suspensão. Assim sendo, procure tomar cuidado com bagagens e carregamentos pesados.
Na hora de comprar o seu amortecedor, confira sempre antes as ofertas de COFAP nos canais do Hipervarejo. Acesse: hipervarejo.com.br/cofap e boa compra 🙂
Fonte: https://blog.olhovivovistorias.com.br
Publicar comentário