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A correia dentada é uma peça muito importante para o funcionamento dos carros, pois é ela que aciona o comando das válvulas e do sincronismo, além de garantir o funcionamento dos pistões nos cilindros. Trata-se de uma peça essencial para a maioria dos carros e sua manutenção precisa estar sempre em dia.

Muito se ouve de relatos de pessoas que passaram por um grande prejuízo após ignorar a manutenção e os cuidados com a correia dentada, e quando ela se rompe, várias peças do motor do carro são danificadas, resultando em um prejuízo bem salgado para o proprietário.

No entanto, nem todos os carros utilizam a correia dentada, nesses casos, a peça é substituída pela corrente de comando. Saber desse fator é importante, para que você não caia no golpe da revisão de uma peça que nem existe em seu automóvel.

Pensando nisso, nós da Hipervarejo separamos abaixo quais os carros que usam correia dentada e quais usam corrente de comando. Continue sua leitura abaixo e entenda melhor.

Lista de carros que não usam correia dentada

O uso ou não da correia dentada depende muito do país e das normas adotadas por cada montadora entre as regiões.

Então, as informações que estamos citando por aqui estão se pautando nos modelos fabricados no Brasil, na aliança Mercosul e no México. Confira nossa lista abaixo:

GM Chevrolet

A GM é muito conhecida por correia dentada em praticamente todos os seus veículos, mas há exceções. Os motores Ecotec e V6 3.6 presentes respectivamente nos modelos Omega e Captiva são ótimos modelos de carros que usam corrente de comando ao invés da correia.

Desse modo, a menos que você tenha um dos modelos citados acima, seu Chevrolet usa o sistema de correia dentada em seu mecanismo interno.

Ford

Diferente da GM, todos os motores atuais da Ford utilizam o sistema de corrente de comando. Por isso, se você tem um modelo desta fabricante pode ficar um pouco mais tranquilo em relação à peça, uma vez que a corrente dificilmente apresenta problemas, mas ao sinal de qualquer ruído na peça, corra a uma oficina especializada para realizar os reparos adequados o quanto antes.

Honda

Seguindo com marcas que utilizam corrente, a Honda também parece não simpatizar muito com as correias dentadas – todos os motores Honda utilizam correntes de comando para o comando das válvulas e demais peças, por isso, a correia dentada não é uma preocupação que você deve considerar ao escolher o seu Honda novo.

Jeep

A Jeep é mais flexível quanto ao uso das peças e as utiliza a depender de cada motor. Nesse caso, é possível encontrar veículos que utilizam correia e veículos que utilizam corrente, tudo depende de cada modelo em específico. Nossa recomendação é que você verifique o manual de instruções do veículo para ter uma maior garantia quanto ao assunto.

Nissan

Ainda se tratando de uso da corrente, a Nissan também é uma montadora que evita o uso da correia dentada. Você encontrará corrente de comando em praticamente todos os seus motores, com exceção apenas do 1.6 da Livina que tem correia dentada por ser de origem da Renault.

Renault

E por falar nela, temos também a Renault que adota majoritariamente o sistema de corrente de comando para seus veículos e evita a correia dentada, mas ressaltamos também que tudo depende do modelo e do motor. Se você possui um Renault, o melhor a se fazer é contar com um mecânico de confiança para analisar seu veículo corretamente.

Toyota

A Toyota também prefere o uso de correntes de comando em todos seus motores ao invés das correias dentadas, por isso, você não encontrará um carro fabricado pela marca aqui no Brasil com as correias, somente corrente. Apenas lembre-se: a corrente é mais resistente devido ao seu material mas não é inquebrável, portanto, todo cuidado é pouco para preservar a saúde de seu carro.

Volkswagen

Assim como a GM, a Volkswagen prefere usar correia dentada na maioria de seus veículos, sendo raros os casos em que a montadora adere ao sistema de corrente de comando em algum modelo. Por se tratar de uma fabricante muito popular aqui no Brasil, são muitas as pessoas que possuem um VW e é preciso tomar todos os cuidados para deixar seu veículo longe de problemas.

Correia dentada x corrente de comando: qual a melhor?

É difícil dizer qual das duas peças é a melhor, uma vez que cada uma possui seus prós e contras, por isso, listamos abaixo as principais características de cada um. Confira:

Correia Dentada

Prós:

  • Baixo custo de manutenção;
  • Sistema do veículo mais leve;
  • Ruídos menores.

Contras:

  • Maior cuidado e atenção à manutenção;
  • Aquecimento em altas rotações;
  • Menor durabilidade.

Corrente de Comando

Prós:

  • Manutenção facilitada;
  • Perda de potência reduzida.

Contras:

  • Emissão de ruídos;
  • Manutenção com valor mais elevado.

Porém, a escolha de um automóvel não deve ser pautada única e exclusivamente sobre essas peças e sim pelo carro como um todo. O que você achou dessas informações? Esperamos ter acabo de vez com as dúvidas sobre os carros que não possuem correia dentada, mas, caso contrário, deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!

Aproveitando que o assunto de hoje é correia dentada, não deixe de conferir também nosso post sobre a hora certa para trocar e evitar riscos.

Até a próxima!

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A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios deinformações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.
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