Spread the love

Qualquer um que já tenha comprado um carro 0km com certeza já ouviu falar sobre a amaciamento do motor. Muita gente acha que esse é um procedimento que não é mais necessário. Mas isso não é verdade. A recomendação segue presente nos manuais dos veículos até os dias atuais.

Quando se fala em amaciamento do motor, estamos falando na prática de poupar o motor do carro novo nos primeiros milhares de quilômetros. Isso acontece pois o propulsor possui itens móveis que se movimentam uns contra os outros, causando vários atritos entre os componentes.

Mesmo com a maior precisão na fabricação dos componentes dos propulsores atuais, há um período de conformação entre os componente e o procedimento ainda é fundamental para assegurar o bom assentamento das peças e aumentar a vida útil do motor.

Como funciona o amaciamento do motor hoje

As orientações dos fabricantes variam de modelo para modelo e devem ser consultadas nos materiais técnicos do veículo. Porém, algumas recomendações atendem todos os veículos, como por exemplo: não andar em altas velocidades nem acelerar bruscamente.

No manual do Renault Sandero 1.0, por exemplo, a orientação nos primeiros 1.000 km é evitar ultrapassar os 130 km/h ou 3.500 rpm. Condição que permite tranquilamente o uso do veículo em estradas. Já o livreto de orientação do Toyota Etios destaca que o motorista deve pegar leve nas acelerações e na velocidade até os 1.600 km.

Diferente dos carros mais antigos, onde não realizar o amaciamento do motor corretamente prejudicava bastante a durabilidade do conjunto, nos carros atuais não seguir esses procedimentos afeta diretamente o desempenho e o consumo de combustível na comparação com um propulsor amaciado.

Amaciamento dos freios e pneus

Além do motor, também é importante realizar o amaciamento dos freios nos primeiros quilômetros de um carro novo. Isso é necessário para ajustar o atrito entre as pastilhas e os discos, lonas e tambores. Para realizar o procedimento, basta evitar frenagens bruscas.

Os pneus também precisam de um amaciamento para que atinjam a condição de rodagem prevista em projeto. Isso acontece por conta do desmoldante utilizado no processo de fabricação dos pneumáticos. Ele é removido naturalmente com o desgaste nas primeiras centenas de quilômetros.

Agora você já sabe. Quer economizar o consumo de combustível? Amacie o motor do veículo corretamente.

Fonte: https://www.instacarro.com/blog

Você sabia que no Hipervarejo você conta com uma grande variedade de Kits Embreagens da marca ZF, SACHS E TRW? Confira nos links abaixo.

www.hipervarejo.com.br/sachs
www.hipervarejo.com.br/trw

Rode em segurança, rode com as Autopeças do Hipervarejo. 

Marketing em Hipervarejo/Fortbras
A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios deinformações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.
Marketing
Últimos posts por Marketing (exibir todos)
Categorias: Segurança

Marketing

A Hiper Garagem, blog originado da Hipervarejo, é repleto de conteúdos ricos e cheios de informações sobre carros, motocicletas e caminhões. Apaixonados por veículos, visamos todos os dias buscar informações seguras sobre automóveis. Aqui você tira todas as suas dúvidas, aprende tudo sobre manutenção e acompanha as novidades, tecnologias, dicas e performance dos automóveis e peças automotivas do momento. Acesse os nossos conteúdos semanais, receba as melhores informações do nicho e faça parte dessa comunidade especialista em automóveis e automotivos.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *