Como preparar o carro para viagem?
Por mais que o verão seja a estação preferida, no meio do ano ainda pode aparecer aquela grande chance de pegar estrada. Para evitar apertos durante esse momento maravilhoso, confira essas dicas de como preparar o carro para a viagem.
Muitas pessoas têm medo de botar o carro pra rodar em grandes viagens, seja pelo risco do carro e da estrada ou pela possível imprudência de outros motoristas. De qualquer modo, para pisar no acelerador em uma estrada, deve-se fazer os preparativos com calma e antecedência.
Um mês antes
Não esqueça da revisão!
Pegue o livro de revisões. Há uma revisão próxima? Se tiver, vale a pena antecipar. Dê uma olhada em quantos quilômetros ainda faltam para trocar peças importantes também, como o filtro de ar ou a correia de distribuição.
Se ainda faltar muito tempo, um check-up pode ser realizado. É sempre bom dar uma olhada na suspensão, nos fluidos, no sistema elétrico, no sistema de limpeza dos vidros e em outros itens, sistema de ignição e injeção, molas, amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio, coifas, juntas homocinéticas e a correia dentada do motor e seus rolamentos.
O clima do destino é extremo?
Locais muito quentes ou muito frios exigem preparos antecipados. Caso escolha o frio, verifique se a mistura de água e anticongelante está correta. Se for para um lugar mais quente, leve água dentro do carro e dê uma melhor atenção para o radiador. Já!
Verifique os pneus!
Como anda o nível de profundidade dos pneus? E o desgaste deles? Andar com pneus carecas (quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem são abaixo de 1,6mm) é ilegal – além de gerar riscos. Caso o desgaste esteja desigual, vá já para a oficina. Provavelmente será necessário trocar os pneus, fazer o balanceamento ou o alinhamento. Olhou essas coisas e está tudo certo? Lembre da calibragem. No manual constam as calibragens corretas de acordo com a bagagem do carro e com o eixo dos pneus. Não se esqueça de fazer o mesmo com o estepe!
Documentos e Manual do veículo!
O manual do automóvel precisa estar no carro. Caso tenha perdido, imprima a versão em .pdf, muitas vezes, disponibilizada no site da montadora.
A documentação (CNH, licenciamento, seguro) está em dia? Confira o quanto antes. É interessante manter uma pasta com as cópias de todos os documentos, tanto do carro, quanto dos passageiros.
Uma semana antes
O óleo precisa ser trocado?
Dê uma olhada se ele está no nível aconselhado pelo fabricante. E não se esqueça de trocar o filtro de óleo. Sempre que trocar o óleo, deve-se também trocar o filtro dele.
Como está o espaço interno?
Tire tudo que não será usado durante a viagem. Além de poupar combustível, um carro com menos coisas no bagageiro irá acomodar melhor a bagagem necessária. Aproveite para limpá-lo. Passar horas em um ambiente sujo pode não ser tão legal. Dê um jato forte de água na grelha frontal para lavar o radiador e melhorar a refrigeração do motor.
Não está esquecendo de nada?
Faça uma lista do que vai levar e verifique se o macaco, a chave de roda, o triângulo e a caixa de ferramentas estão no carro.
Um dia antes
Faça as malas!
Não precisa fazer antes, mas não peque pelo desespero e excesso.
Olhe os pneus de novo
Os pneus abaixaram de novo? Dê uma nova olhada e, se preciso, troque-os. Ainda dá tempo.
Combustível!
Abasteça antecipadamente, seja para evitar filas ou para partir de casa direto pra estrada. Lembre de injetar gasolina no tanquinho de partida a frio se o seu carro for flex. Ele auxilia na partida na temperatura ambiente se o seu carro estiver abastecido de etanol.
Dia da partida
Acomode as malas no carro.
Tente começar pelo menos 1h antes… vai que esqueceu alguma coisa, né?
Pé na estrada!
E divirta-se muito!
Faça os preparativos com tempo e calma. Relaxe antes de pegar a estrada. Isso deve ser algo divertido! Se a viagem for muito longa, lembre-se de fazer pausas para ir ao banheiro e para comer. Boa viagem!
Publicar comentário